Páginas do Blog

sábado, 30 de junho de 2012

Feira Multicultural

Nesta Feira Multicultural os alunos do 4º B e 4º C receberam todos os colegas das outras turmas na sala 5. Lá eles apresentaram o jogo "Novo Hamburgo em uma Bandeja de Ovo", é uma bandeja pintada com locais da cidade, onde os alunos podem exercitar as direções e conhecer melhor a cidade.

Os alunos se prepararam para ensinar o jogo para os colegas, mostrando também o livro de NH que fizemos com mapa, bandeira, dados e a história da cidade em que vivemos.

Alguns alunos foram ao Laboratório de Informática falar sobre o nosso Blog "Sustentabilidade da Sala de Aula".

Também apresentamos a nossa sala, com nossas plantas, experimentos e com todos as atividades que realizamos cotidianamente em defesa do meio ambiente.

Foi um momento importante para os alunos exercitarem a oralidade e o conhecimento adquirido no 1º trimestre.









quinta-feira, 28 de junho de 2012

Oficina de Arborização

Hoje recebemos a visita do Felipe Scheid que faz um trabalho de recuperação de áreas florestais. Ele falou um pouco sobre as árvores a importância delas para a nossa vida.

Primeiro ele fez uma apresentação com o auxílio do projetor, em várias imagens ele foi mostrando que o ser humano pode construir de maneira integrada com a natureza. Ali também ele discutiu alguns princípios da vida sustentável; os alunos acompanharam e fizeram perguntas.



Depois do recreio os alunos apresentaram o pátio da escola para o nosso convidado e começamos nossa Oficina de Arborização. Encontramos um cantinho no pátio para o plantio de uma muda de árvore e 2 canteiros na calçada da escola.





No final, aprendemos a separar sementes e planta-las em garrafa PET ou caixa de leite. É um processo muito simples, primeiro preparamos o local (cortando a garrafa no meio com estilete ou fazendo uns furos no fundo da caixa de leite), depois enchemos de terra e fazemos um buraco com o dedo indicador, colocamos a semente ali e cobrimos com terra. Na garrafa PET não precisa furar, mas deve-se tirar a tampinha, então colocamos a terra sobre a parte da tampa e o fundo da garrafa fica com água que cubra a boca.




Foi uma ótima tarde, todos os alunos adoraram a visita e muitos levaram pra casa sementes para serem plantadas. Me senti orgulhosa pela postura dos meus alunos, mostrando muito do que aprendemos neste ano.

O Extraordinário do Lixo


Como parte da Semana do Meio Ambiente da escola, os alunos do 4ºB e 4ºC assistiram ao filme "Lixo Extraordinário", de Lucy Walker.

 A data marcou também a estréia do novo multimídia da escola, usado pelas turmas no Laboratório de Informática.

O filme mostra a rotina de mais de 2500 catadores no Aterro Sanitário do Jardim Gramacho no Rio de Janeiro/RJ, que separam todos os dias 200 toneladas de resíduos e mandam para as fábricas de reciclagem. Essa quantidade de materiais que iriam poluir o meio ambiente representa todos os resíduos de uma cidade de 400 mil habitantes, ou seja, uma cidade maior do que Novo Hamburgo. Até que um renomado artista plástico, chamado Vik Muniz, inicia um projeto fotográfico que deseja promover a transformação social através de esculturas feita de materiais recicláveis que os próprios catadores recolheram, fazendo, assim, um retrato do Catador de Resíduos Secos.

Nesse projeto, ele e seu colega Fábio, conhecem a história de alguns personagens daquele lugar.  Então, cada um é fotografado representando uma obra de arte diferente e todos participaram da montagem de uma grande escultura feita no chão para ser fotografada do alto.

Catadores que aparem no filme:

- Tião: Presidente da ACAMJG que trabalha no Aterro desde os 11 anos.
- Zumbi: Catador desde os 9 anos, ele junta livros jogados fora para montar uma biblioteca comunitária.
- Isis: Catadora que perdeu o filho, se separou e acabou sem oportunidades.
- Magna: Mãe que ficou desempregada e foi trabalhar no Aterro.
- Suelem: Aos 18 anos já era mãe de 2 filhos e vem de uma família que trabalhava no lixão.
- Valter: Vice-presidente da ACAMJG, morre de câncer no meio da produção.
- Irmã: Cozinheira dos catadores.

Frases importante do filme:

"Uma latinha faz toda a diferença porque 99 não é 100 e aquela latinha vai completar." Valter

"O momento em que uma coisa se transforma em outra é o momento mais bonito" Vik

"O trabalho de catador é digno" Magna

"A gente se acha muito pequeno enquanto os outros nos vêem grandes" Irmã

Assista o filme 

Texto coletivo dos alunos do 4º C e Agentes Ambientais do 4ºB

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Divulgação da Semana do Meio Ambiente da EMEF Maria Quitéria

Os Guardiões da Terra - 4º B e a Equipe Verde - 4º C saíram da sala 5 para divulgarem pela escola a nossa Semana do Meio Ambiente. De sala em sala os grupos falaram da importância deste momento e entregaram  1 folha para cada turma contribuir com a nossa Árvore dos Sonhos.

Os alunos se prepararam muito para esta atividade, eles elaboraram o texto que seria exposto, decoraram e ensaiaram.

Cada turma teve que pensar em uma Ação Sustentável para esta semana e a nossa foi esta, compartilhar o conhecimento que adquirimos.

Parabéns aos alunos, falaram bonito! Fiquei orgulhosa.









Os sonhos para a árvore: 4ºB e 4ºC

A Semana do Meio Ambiente está seguindo o seu curso. Na aula de hoje os alunos das duas turmas discutiram e votaram as frases que representam os desejos das turmas para a escola, para o bairro, para a cidade, para o estado, para o país e para todo o planeta.

Estas folhas se união aos sonhos de todas as turmas da escola em uma grande árvore.





sexta-feira, 22 de junho de 2012

Visita à Central de Resíduos da Roselândia



Os alunos dos 4ºs anos A, B e C e do 3º B conheceram o caminho dos resíduos que eles próprios produzem na cidade de Novo Hamburgo.

Com o apoio da gerência de Educação Ambiental da SMED, oferecendo o transporte, realizamos esta visita para conhecermos o trabalho da COOLABORE com a Separação dos Resíduos que promove a diminuição da poluição na natureza.

A nossa primeira impressão foi de aversão, pois o cheiro do lixo é muito desagradável. Ficamos uns 20 minutos por lá, observando cada etapa do processo de separação e acondicionamento dos resíduos:

1 - O caminhão de lixo traz as sacolas da casa das pessoas diretamente para a central. Como o caminhão não prensa o lixo lá dentro, as sacolas saem inteiras, conservando a separação feita em casa.



2- Essas sacolas são lançadas nas esteiras, onde os trabalhadores cooperados vão separando os resíduos de acordo com o material. Quanto mais organizado é o lixo que sai das casas, mais eles conseguem separar para a reciclagem.



3 - Cada material é colocado em um box ou em uma grande bombona para ser armazenado ou prensado para diminuir o volume.






4 - Tudo que não pode ser separado na esteira vai de caminhão até Minas do Leão, uma cidade que é paga para receber o rejeito (aquilo que não pode ser aproveitado) de várias outras cidades, inclusive a nossa. Lá esse lixo é aterrado (processo de enterrar o rejeito, preparando um buraco). Os resíduos que são separados servem de matéria prima para a produção de novos materiais nas indústrias de reciclagem.

Depois de conhecer todo esse processo, saímos de lá com a certeza de que os habitantes de Novo Hamburgo ainda fazem muito pouco para proporcionar a reciclagem, pois as sacolas chegam com tudo misturado, transformando em rejeito muita coisa que poderia ser reciclada.

Além disso, vimos várias pessoas que trabalham com o lixo dos outros, transformando em dinheiro (para sustentarem suas famílias), aquilo que a população não quer mais. São trabalhadores e trabalhadoras que encontraram uma profissão difícil e perigosa, mas que exercem sua função com dignidade e que merecem todo o nosso respeito e admiração, pois estão ajudando nosso planeta a ficar menos poluído.

Portanto, ao jogar alguma coisa no lixo, pensemos bem... estamos fazendo a nossa parte?

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Preparação para Feira Multicultural

Os alunos do 4º B e do 4º C estão preparando tudo para nossa participação na Feira Multicultural da EMEF Maria Quitéria que será dias 29 e 30 de junho.
Neste ano teremos também a Semana do Meio Ambiente da Escola, onde cada turma vai pensar em uma Ação Sustentável e apresentar para toda a escola.

Para a Semana do Meio Ambiente estamos preparando uma Ação de busque conscientizar toda a comunidade escolar para a separação dos resíduos, visando a Reciclagem.

Para a Feira, estamos preparando um jogo que junta tudo que aprendemos sobre a cidade de Novo Hamburgo no 1º trimestre.




domingo, 17 de junho de 2012

Novo Hamburgo em uma bandeja de ovo

Os alunos do 4º B e do 4º C estão preparando uma homenagem à cidade onde vivem. Como parte dos estudos realizados no 1º trimestre, cada aluno está confeccionando sua cidade em uma bandeja de papelão para 30 ovos.
Depois de pintar a parte de cima da bandeja com tinta Guache, os alunos terão que identificar várias localidades de NH, pintar de acordo com as categorias, colar respeitando as direções, produzir uma legenda e escrever uma frase sobre a cidade.
Todos os anos, realizamos nossa Feira Multicultural na EMEF Maria Quitéria e, neste ano, convidaremos todos os alunos da escola a embarcarem neste passeio conosco.
É uma maneira de levar para os colegas das outras turmas um importante conhecimento sobre a cidade de Novo Hamburgo, exercitando também as direções dos pontos cardeais (com uma Rosa dos Ventos feita com caixa de leite).
Cada aluno vai confeccionar seu jogo e criar jogadas onde vai relacionar as localidades registradas no tabuleiro e as direções da Rosa dos Ventos.








Aí está a minha cidade, como será que ficarão as dos alunos??

Para professores: Faça esta atividade com seus alunos também! (cartinhas do jogo)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Billy e o Rio dos Sinos

Alunas do Ensino Médio do IENH estiveram na escola pela manhã do dia 14/06 para uma visita especial. Elas contaram a história do pinguim Billy, preocupado com o Rio dos Sinos.

Os alunos do 4º B acompanharam a história e fizeram uma atividade sobre o Rio dos Sinos que eles querem, com desenhos e frases.






Os livros foram doados para a biblioteca da escola, e ficará à disposição dos alunos de todas as turmas.