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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Geometria na Sala de Aula

Os alunos da sala 5 estão estudando as figuras geométricas.

Depois de classificar os triângulos e os quadriláteros.

Para aprender melhor sobre elas, depois da parte teórica, os alunos construíram as figuras geométricas em seus cadernos com linhas grossas.















Faça com seus alunos também!

Puff dos Agentes Ambientais Mirins

Todas as semanas temos o trabalho dos Agentes Ambientais Mirins da Sala 5 auxiliando o processo de construção de uma escola mais sustentável.

Depois de participar da produção de vários Puffs feitos de garrafa PET, os Agentes Ambientais Mirins aprenderam a fazer os puffs sozinhos.

Certamente esses alunos vão disseminar estas e outras ideias para suas famílias e amigos!



Faça seu Puff também!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O direito das árvores


Dia 21 de Setembro foi o Dia da Árvore, para comemorarmos a importância delas para a nossa vida e para o equilíbrio do planeta, os alunos da sala 5 estudaram o que cada um de nós pode fazer para garantir os direitos das nossas amigas árvores.

Toda árvore tem o direito de...

... de nascer, crescer e viver no planeta terra;
... de garantir sua sobrevivência, protegendo o solo ao seu redor da erosão e da aridez;
... a desfrutar do ar que ela mesmo purifica para existência de todos os seres que respiram para viver;
... de produzir os seus frutos para sua própria multiplicação e em benefício de todos os seres vivos;
... de abrigar os pássaros em suas ramagens e os homens e animais à sua sombra;
... de resguardar as nascentes, os rios e os lagos contra a ameaça das secas e das inundações;
... ao sol e à água, na medida em que estes lhe são necessários;
... de viver em família, formando belos bosques e florestas;
... de receber os raios solares que serão transformados em fonte de energia e alimento para a humanidade;
... de ser protegida pelo homem e continuar sendo o símbolo da vida.


Depois de montarmos o "glossário do texto", buscando o significado de algumas palavras desconhecidas, demos continuidade a este tema com a bela Lenda do Umbu e uma atividade com uma tirinha sobre o desmatamento.

A Primavera Chegou!!


Desde o dia 22 de setembro, às 14:49h, estamos oficialmente na primavera aqui no hemisfério sul. O dia e a hora de início desta estação depende do movimento de translação, onde o planeta Terra gira ao redor do sol. A inclinação de 23º do eixo do planeta também influencia, pois expõe ao sol, um pouco mais, um hemisfério de cada vez. Quando o planeta passa exatamente no ponto onde o dia e a noite têm a mesma duração e a quantidade de luz nos dois hemisférios é igual, estamos no equinócio. Em março temos o Equinócio de Outono e em setembro o Equinócio de Primavera, no hemisfério sul, pois no norte ocorre exatamente o contrário.

A primavera é a estação de transição entre o inverno e o verão. Saímos da estação mais fria e vamos, aos poucos, sentindo um aquecimento até chegarmos na estação mais quente. Neste período, a natureza está se preparando para expor sua beleza: é o momento do florescimento, com isso, os insetos e aves começam a aparecer mais, pois as flores são o órgão reprodutor das plantas e as aves e insetos fazem um trabalho de polinização, possibilitando o surgimento dos frutos posteriormente. Sem este período de preparação e de muitas flores coloridas, bonitas e cheirosas, não teriam os frutos que servem de alimentação para muitos, nem as sementes desses frutos poderiam brotar, gerando novas plantas.

Porém, o ser humano começou a emitir gases poluentes para o nosso ar, provocando alterações significativas no clima. Essa poluição vem dos carros, das fábricas, da decomposição do lixo e outros. Há anos vamos percebendo que a primavera não é mais a mesma, as flores chegam antes do que deveriam, alternando frio e calor. Essas mudanças prejudicam a saúde das plantas e comprometem a qualidade de vida da humanidade e de toda a natureza.


O Efeito Estufa é um grande aliado da vida na Terra, pois é causado por uma camada de gases que fica ao redor do planeta, equilibrando o calor aqui dentro. Com os gases poluentes esse efeito aumenta, gerando o Aquecimento Global, que aumenta demais a temperatura média do planeta, provocando catástrofes e variações sérias no clima de todos os lugares do mundo.

Cada um de nós pode ajudar nosso planeta a voltar a seu equilíbrio, evitando a emissão desses gases nocivos: usando o transporte público, preferindo caminhar ou andar de bicicleta, organizando os resíduos orgânicos e sempre valorizando os 5 R's - Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar!


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aniversário na sala 5


Hoje a Giovana do 4º B fez aniversário e trouxe um lanche especial para comemorar esta data especial com seus colegas de turma.

Depois, chegou um cestinho com flores e um solzinho, enviado pelos pais da aluna, deixando este dia ainda mais especial.

Parabéns, Giovana!!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Gauchada da sala 5




Estamos aprendendo mais sobre os aspectos da cidadania e, nesta semana farroupilha, vamos conhecendo e cultivando as tradições do nosso estado.
Conhecer a história dos símbolos gaúchos e a cultura que está presente no cotidiano de cada família dos alunos da sala 5, nos ajuda a entender os pensamentos, palavras e ações que fazem parte das nossas vidas.

Cada turma da escola vai estudar melhor um dos símbolos gaúchos e o 4º B e o 4º C vão apresentar o Brasão.

Ficheiro:Brasao Estado RioGrandedoSul Brasil.svg


O Brasão Rio-Grandense
por Daniela Vieira Costa Menezes


Bandeiras se encontram no centro
Com as cores do Brasil e da Revolução,
Lanças douradas surgem atrás
E mostram a força da nossa nação.

O escudo traz o pampa gaúcho
E estrelas de grande beleza,
Com a erva-mate no centro:
São os pilares da nossa riqueza.

O lema que aparece embaixo
Foi trazido de outra guerra,
Liberdade, Igualdade e Humanidade
Para todos da nossa terra.

Desde o tempo dos Farrapos:
O brasão gaúcho foi montado,
A República Rio-Grandense
E seu povo aguerrido ao lado.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

História do Dinheiro Brasileiro

Os 4ºs anos B e C estão estudando sobre a cultura e a cidadania, um ponto importante deste estudo é a questão do dinheiro que circula no país. Com o dinheiro as famílias compram o que precisam e pagam as contas. Mas para entender melhor o nosso sistema monetário e aprender a usar adequadamente o dinheiro é preciso conhecer a história do dinheiro brasileiro.

Cada aluno recebeu um resumo com a linha do tempo do nome da moeda e tem a oportunidade de ver aqui como eram as notas em cada período.


Resumo da História do Dinheiro Brasileiro


O Padrão Real foi a moeda do Império Brasileiro, durando até 1949.




O Cruzeiro foi criado dia 5 de Outubro de 1942, mas só passou a valer como unidade monetária a partir da meia-noite do dia 31 de Outubro de 1942. Ele substituiu o padrão Mil-Réis, que causava problemas por ter divisão milesimal. Outroobjetivo dessa mudança foi unificar o meio circulante, já que na época existiam 56 tipos diferentes de cédulas, sendo 35 do tesouro nacional, 14 do Banco do Brasil e 7 da extinta Caixa de Estabilização. Foram usadas aproximadamente 8 notas do padrão Mil-Réis, carimbadas para o novo valor.
1$000 = Cr$ 1,00




Cruzeiro Novo foi implantado no dia 13 de fevereiro de 1967. O Cruzeiro, padrão monetário desde 1942, perdia três zeros e se transformava em Cruzeiro Novo. O Cruzeiro Novo foi o único padrão monetário que não teve cédulas próprias.
Banco Central reaproveitou cédulas do Cruzeiro, carimbando-as para o Cruzeiro Novo. O carimbo utilizado era formado por 2 círculos concêntricos, com o valor expresso no centro e as palavras BANCO CENTRAL e CENTAVOS ou CRUZEIROS NOVOS no espaço entre os círculos.
Cr$ 1.000 = NCr$ 1,00


 O Cruzeiro substituiu o Cruzeiro Novo em 15 de Maio de 1970, sendo que um Cruzeiro valia um Cruzeiro Novo. Durou até 27 de fevereiro de 1986.
NCr$ 1,00 = Cr$ 1,00



 O Cruzado é proveniente do Plano Cruzado, implantado pelo governo Sarney. O Plano tinha como objetivo combater a inflação e aumentar o poder aquisitivo da população. A partir do dia 28 de Fevereiro de 1986, mil cruzeiros passaram a valer um cruzado.
Para implantar o Cruzado o governo aproveitou as cédulas de 10 mil, 50 mil e 100 mil cruzeiros, carimbando-as para o novo padrão. O Carimbo era circular com as palavras "Banco Central do Brasil" e "Cruzado", com o valor no centro.
Cr$ 1.000 = Cz$ 1,00




Cruzado Novo entrou em circulação no dia 15 de janeiro de 1989, na segunda reforma monetária do presidente José Sarney. A nova moeda substituía o Cruzado, sendo que um Cruzado Novo valia 1000 Cruzados.
Foram aproveitadas as cédulas de mil, 5 mil e 10 mil Cruzados, que receberam um carimbo para o novo padrão monetário. O carimbo adotado era um triangulo com as palavras "cruzado novo" em duas linhas próximas à base do triângulo.
Cz$ 1.000,00 = NCz$ 1,00


 O Cruzeiro foi reintroduzido como padrão monetário em substituição ao "Cruzado Novo", como parte do "Plano Collor", sem ocorrer a perda de três zeros.
NCz$ 1,00 = Cr$ 1,00



 O Cruzeiro Real foi implantado no 1o de Agosto de 1993, substituindo o Cruzeiro, por excesso de zeros. Foram aproveitadas as notas de 50 mil, 100 mil e 500 mil Cruzeiros, devidamente carimbadas para o novo padrão. Cr$ 1.000,00 = CR$ 1,00


 O Real foi lançado em 01/07/1994 pelo Plano Real no governo Itamar Franco, com o objetivo de criar uma moeda forte e acabar com a inflação. Primeiramente foi estabelecido um índice paralelo para efeito de transição, a Unidade Real de Valor (URV). A Conversão de Cruzeiros Reais para Reais foi feita mediante a divisão do valor em Cruzeiros Reais pelo valor da URV de CR$2.750,00.
CR$ 2.750,00 = R$ 1,00




Perceberam que, depois de muitas mudanças e cortes de zeros, acabamos voltando para o mesmo nome da primeira moeda brasileira?

Temos uma moeda fortalecida que representa o desenvolvimento econômico do nosso país. Ainda podemos melhorar em muitas coisas, mas superamos um período muito difícil, onde os preços aumentavam quase todos os dias.

Estamos mudando gradativamente as notas por um novo padrão do Real. Devemos, porém, tomar cuidado com a higiene das mãos após pegar nas notas e moedas, pois o dinheiro passa por muitas mãos até chegar nas nossas.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Água, a fonte da vida!

No mês de setembro estamos fazendo um estudo sobre a água. Os alunos estão pesquisando mais sobre este líquido precioso na internet, fazendo registros em um diário de bordo e produzindo imagens sobre a água e seu uso no nosso cotidiano.

Nessa pesquisa, encontramos 2 vídeos bem interessantes que resumem a importância da água para a vida no Planeta Terra.

Vídeo 1: Desenho animado sobre o ciclo da água, como ela chega até nossas casas e o que acontece quando ela sai de lá.


Vídeo 2: Imagens da nascente e da foz de rios, explicações científicas sobre o ciclo da água e a importância de preservarmos este recurso que é renovável, porém finito.


Visitas na sala 5

Para alguém se tornar professor ou professora precisa estudar muito, além disso, enquanto estamos estudando precisamos visitar escolas para entender melhor o que estudamos, assim estamos nos preparando para sermos bons profissionais.

A sala 5 recebeu a visita da Profª Jaqueline do Mais Educação, que está estudando para ser professora. Ela fez uma atividade com o 4º C - Equipe Verde, onde os alunos tinham que se imaginar em uma situação e escrever nomes de colegas.



A sala 5 sempre estará aberta para visitas e atividades de quem está começando na profissão!

sábado, 1 de setembro de 2012

Alunos MQ - Julho e Agosto

Como tivemos um mês de julho curto, esperamos o final de agosto para continuarmos homenageando os alunos das turmas.

Os indicados destes meses foram:

4º B - Guardiões da Terra

Vitor
Júlia
João Vitor

4º C - Equipe Verde

Samili
Stephanie
José Fernando

E os escolhidos pela turma foram...


João Vitor do 4º B!




José Fernando do 4º C!

Gincana da Aprendizagem: exercitando a tabuada

A última rodada da Gincana da Aprendizagem rendeu muitos pontos para os grupos. Todos tiveram que estudar a tabuada em casa e vieram prontos para responder aos desafios.

Primeiro os grupos enviaram seus componentes, um a um, para responderem às contas da tabuada que era sorteadas na hora. Foram dois potes com números de 2 a 9, do primeiro pote saia o 1º fator e do  segundo pote o 2º fator. Os alunos tinham que ser rápidos no pensamento, pois nosso relógio da água estava controlando o tempo: 30s para cada um responder.

Depois cada grupo tinha 3 pares de números sorteados. Eles tinham que anotar e colocar o resultado!





No final do desafio da tabuada, cada grupo mandou 2 representantes. Só deixei nos potes os números maiores (6,7,8 e 9), assim eles teriam que enfrentar as contas mais difíceis da tabuada.

Nessa hora foi importante voltar para os ensinamentos das aulas, fazendo relações entre as contas e aplicando os princípios da multiplicação. Se a conta era 8 x 9, o aluno poderia lembrar o 8 x10 = 80, que é mais fácil e depois só diminuir 8.



Os grupos comemoravam muito cada ponto. Teve grupo que saiu dessa rodada com 300 pontos!!

Mas tudo ainda está muito equilibrado. Semana que vem teremos a rodada final e a análise dos cadernos, que também conta ponto, juntamente com os temas feitos.

Qual será o grupo que vai se destacar?

Para a realização desta atividade é preciso fazer com que os alunos entendam as propriedades da multiplicação com vários exercícios prévios como tabela de multiplicações, tabuada quadriculada, representações no papel quadriculado.