Páginas do Blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sustentabilidade através da Ciência: aprendendo com o Museu da PUC

Os Agentes Ambientais Mirins da EMEF Maria Quitéria, no dia 25/10, foram ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. Eles foram pesquisar sobre as atitudes dos seres humanos para ajudar a natureza promovendo a sustentabilidade na sala de aula, na escola, nas famílias, e na comunidade onde vivem.


O Museu da PUC fica dentro de uma importante universidade de Porto Alegre/RS, onde encontramos a manifestação de diferentes ciências, tais como: Astronomia, Física, Biologia, Química, Paleontologia, História, Geografia e, principalmente, Ecologia.

Os alunos tiveram a tarefa de observar entre os experimentos, aqueles que mais lhe chamavam a atenção. Em duplas, eles escreveram sobre alguns dos experimentos encontrados no museu:

 Gabriele e Ketlyn - A Luva Mágica

Júlia e Nicoly - Antena Parabólica 

 Vitor e Wagner - Ilusão de Ótica

 Emily e Lucas - Esfera Magnética

 Ediane e Kemily - Cabine de Som

Gustavo e Elias: Usina Termelétrica 

Guilherme e Thalys: Temperatura da Mão

Giovana e Letícia: A Mecânica dos carros 

 Stephanie e Eduarda: Elevador de Ar

Gabriel e José: Antena Parabólica

Durante o passeio os Agentes Ambientais Mirins tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as ciências e a importância de cada uma delas para melhorar a nossa vida cotidiana. Para a humanidade encontrar uma maneira de conviver com a natureza sem destruí-la, é preciso olhar para o passado, aprendendo com os seus erros em busca das mudanças necessárias para termos um futuro melhor.

(Este texto foi construído coletivamente entre todos os Agentes Ambientais Mirins)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Colhendo Frutos... ou árvores!

Na semana do Meio Ambiente da escola, tivemos uma oficina de arborização com Felipe Scheid. Naquele momento, ele nos ensinou a colher as sementes e plantar as árvores, apontando para a importância de termos um mundo cheio de árvores.

A Stephanie do 4ºC entendeu bem tudo que foi apresentado naquela oficina e levou as sementes para plantar em casa. Elas germinaram e hoje são pequenas mudas que se tornarão grandes árvores. Ela levou suas plantas com muito orgulho para visitarem a sala 5, como um belo exemplo para todos!



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Plantando na Maria Quitéria

A Educação Ambiental não envolve apenas o cuidado com a natureza, porém oferecer para os alunos vivências que mostrem possibilidades para o cultivo de alimentos orgânicos é fundamental para diminuir as distâncias entre cada aluno e a vida que brota da terra.

Temos várias sementes na escola para nossa horta. Os Agentes Ambientais Mirins prepararam a terra, montaram os sacos de jornal e as caixas de leite e semearam rabanetes e beterrabas.

 Há alguns meses demos início ao nosso minhocário, onde colocamos restos orgânicos da merenda dos alunos com a ajuda da Tia Eloiza. As minhocas doadas pela Profª Carla do Mais Educação, fizeram o trabalho de transformar aqueles resíduos em adubo orgânico.


Os saquinhos de jornal foram feitos com uma técnica de origami, como o jornal é orgânico, depois que as sementes brotarem poderemos plantar todo o saquinho diretamente na terra.


 Em cada vaso, os alunos Thalys e Wagner do 4º B colocaram 4 sementes de rabanete ou de beterraba.

Eles plantaram também mudas de cebolinha em uma garrafa de amaciante bem lavada.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Chuchu na cerca


Plantamos chuchu perto deste muro que fica atrás das salas 5 e 6, pois é uma planta trepadeira e vai servir de forro para deixar este muro mais bonito.

A planta já cresceu bastante e em breve terá se espalhado por todo o muro, como uma cerca viva.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Resposta à todo tipo de corrupção e injustiça social




SÓ DE SACANAGEM (Elisa Lucinda)

Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!

sábado, 13 de outubro de 2012

Livro de Novo Hamburgo

Produzimos muitas coisas no nosso projeto de Novo Hamburgo, no fim, reunimos tudo em um livro. Agora, cada aluno vai levar seu livro para casa, guardando todas as informações reunidas ali. É muito importante que os alunos conheçam bem o lugar onde vivem, assim vão conseguir cuidar muito melhor dele!

O livro contém a história de NH, sua colonização, a importância dos calçados, um mapa atualizado da cidade, a bandeira e o hino. No final cada aluno fez um texto sobre todo o trabalho e suas expectativas para o futuro



 



Dia das Crianças com TANGRAN

Para encerrar nosso estudo sobre as figuras geométricas, nessa semana da crianças, os alunos montaram o "Jogo das 7 Peças" com caixas de leite. Mais conhecido como TANGRAN, este jogo é um quebra-cabeças de 7 figuras geométricas que montam diferentes imagens. É só usar a imaginação!



Os alunos colocaram as peças em uma caixa de leite para ficar bem guardadas, mas tiveram uma surpresa ao abrirem suas caixinhas, pois além das peças tinha uma surpresa e uma mensagem, oferecidas pela professora.



Os alunos aprenderam a jogar o TANGRAN e levaram para casa este jogo que é divertido e envolve o raciocínio dos alunos.







Um ótimo dia das crianças para todos!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Auto-retrato geométrico

Complementando o nosso estudo sobre as formas geométricas, na semana das crianças, os alunos leram o texto "Inho, não!" de Tatiana Belinky, e montaram o "Boneco Geométrico" a partir de círculos, pentágonos, losangos, paralelogramos e triângulos.

Porém, quando conversamos sobre o texto, percebemos que o Andrezinho ficava chateado porque achava que os adultos o viam como alguém menor do que ele realmente era. Não apenas o viam muito pequeno como pouco capaz.

Então, para cada um mostrar como se via, o boneco seria um auto-retrato, cada um o colocou em uma posição, mostrando algo que gosta de fazer, montou um cenário e escreveu uma frase falando sobre sua produção.

No final os alunos apresentaram aqueles bonecos, mostrando um pouco do que pensavam sobre eles mesmos, seus sonhos e gostos.















domingo, 7 de outubro de 2012

O Dia e a Noite no Relógio

No início do ano, estudamos astronomia para participarmos da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Como estamos fazendo uma revisão do relógio, também estamos revisando aquelas aulas do início do ano...


Este vídeo vai ajudar lembrar de tudo que estudamos, aproveitem!

Relógio Analógico e Atividade com horas.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Construindo a Cidadania: Trânsito e Eleições


Os 4ºs anos da sala 5 estão estudando sobre a CIDADANIA. Não apenas estudando a história do Brasil para entendermos melhor as coisas que acontecem nos dias de hoje, mas também entender mais sobre as leis para poderem defender os direitos de todos. Atividade sobre História do Brasil

Nesse estudo, os alunos estão começando a entender que temos muitos direitos, principalmente eles que ainda são crianças, porém com os todos os direitos, para de fato exercermos a cidadania, precisamos também reconhecer e respeitar os deveres, agindo com mais responsabilidade diante de tudo e todos que estão ao nosso redor. Atividade sobre o Direito das Crianças e Adolescentes

Para começar a entender melhor essas ideias, os alunos estudaram muito sobre política. As eleições são um importante exemplo de cidadania, onde os eleitores tem o direito de escolher seus representantes e o dever de fazer esta escolha com consciência. Verdades e Mentiras sobre as Eleições e Eleições em Quadrinhos

Outra importante área de atuação que exige uma postura cidadã é o trânsito. Aproveitando a Gincana de Trânsito (ver mais informações no blog da escola), começamos a estudar melhor esta área de atuação que é de responsabilidade de todos, sejam motoristas ou não.

Todos os dias encontramos no jornal um pouco sobre a corrupção que destrói o nosso país. Pessoas que só se preocupam com seu bem estar e conforto, esquecendo que em uma sociedade equilibrada, a vida de todos está interligada.





Para conhecer mais: http://www.portalzinho.cgu.gov.br/001/cidadania/cidadania/home_cidadania

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cidadania: dos tributos à sustentabilidade

Os alunos estão escrevendo sobre o uso do dinheiro público, para isso eles precisam entender de onde vem esse dinheiro, para que ele serve e como cada um de nós pode contribuir para que todos tem acesso aos direitos que este dinheiro nos proporciona. Texto sobre Constituição Federal, Poderes e Tributos

Como parte deste estudo os alunos viram o vídeo abaixo:



E receberam a revistinha da Turma da Cidadania e o Jogo na Trilha da Cidadania, oferecidos pela ESAF-RS. Cada aluno recebeu a sua revistinha, que além de trazer uma história sobre o uso dos tributos ainda traz jogos e passatempos bem legais.




Além disso, entraram no site da ESAF-RS onde encontraram muitas atividades interessantes que complementaram seus estudos.

http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Geometria no Corpo

Continuando nosso estudo sobre as formas geométricas, os alunos montaram as formas com o corpo.
Durante esta atividade fomos nomeando as formas e reforçando esta aprendizagem.