Páginas do Blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Repórteres Ambientais Mirins nos bastidores da Conferência Escolas da Juventude para o Meio Ambiente

No dia 26 de agosto, os alunos da EMEF Maria Quitéria apresentaram um pouco do trabalho que realizaram nas turmas para um grupo de alunos da escola, na I Conferência Escolar da Juventude para o Meio Ambiente. Para aquele momento, contamos com o trabalho dos Repórteres Ambientais Mirins, que se prepararam para receber os colegas.


Muito antes de qualquer ação, as alunas Letícia (5ºA) e Giovana (5ºB) tiveram a tarefa de pensar em como seria esta Conferência e no que deveriam falar para os colegas. Então, elas escreveram vários textos que foram usados na apresentação e na condução da nossa Conferência. Foi mais um trabalho bem feito desta dupla que vai deixar saudade na escola.


 As alunas Tailine e Júlia, do 4º B, aceitaram o desafio de apresentar a Poesia Ecológica, que começou o Mês do Meio Ambiente MQ com as turmas lá em Junho. Elas ensaiaram e fizeram uma bonita apresentação.


A aluna Eduarda (5ºA) foi responsável pelo credenciamento. Ela anotou o nome de todos os participantes da conferência, a maioria alunos. Além disso, ela também auxiliou os alunos de turmas menores em sua apresentação.


Tivemos o trabalho da Eduarda (3ºA), do Thalys (5ºA) e do Wagner (5ºB), além de auxiliarem, com os outros colegas mencionados, em tudo que foi necessário para a realização deste evento, estes Repórteres Ambientais Mirins engrandeceram o trabalho realizado na escola e merecem mais do que a minha homenagem, merecem meu respeito e admiração. Obrigada pela pareceria, vocês engrandecem o meu trabalho e o trabalho da escola.

domingo, 25 de agosto de 2013

Preparação para a Conferência Escolar da Juventude para o Meio Ambiente

Os repórteres Ambientais ficaram responsáveis pela organização da nossa Conferência, afinal a ideia é dar protagonismo à juventude.

Tivemos muito trabalho nas últimas semanas, mas dia 26/08 tudo estará preparado para que os alunos possam apresentar e discutir os rumos do projeto de Educação Ambiental da escola.


Aproveitaremos este momento para dar prosseguimento às nossas ações sustentáveis iniciadas no início do ano. Teremos na pauta questões como o recreio e a gestão dos nossos resíduos.






sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Por uma Escola Sustentável: a ação silenciosa dos Repórteres Ambientais Mirins

Os materiais adquiridos para transformarmos nossa escola em uma "Escola Sustentável" já chegaram e precisamos de muito trabalho para deixar tudo em ordem. Além disso, é importante criarmos espaços para usarmos esse material em benefício da comunidade escolar, sobretudo dos alunos da escola.

Pensando nisso, estamos dando prosseguimento às oficinas, onde preparamos objetos úteis com resíduos secos. Um grupo de Repórteres Ambientais Mirins já havia preparado puffs de garrafa pet e, com a espuma e o tecido, outro grupo finalizou e entregou dos primeiros 5 puffs para os alunos usarem na área coberta da escola.



Queremos produzir mais puffs, para tanto é preciso separar o material e esperar as garrafas pet chegarem da comunidade da Roselândia. Enquanto isso, a espuma e o tecido estão sendo cortados e armazenados, assim o trabalho a seguir será mais rápido.





Graças ao trabalho coletivo dos Repórteres Ambientais Mirins, a escola conta com um núcleo responsável por várias ações que beneficiam todos. Muitas vezes, estes alunos trabalham silenciosamente, planejando e preparando o que for necessário para sermos uma escola verdadeiramente sustentável.




terça-feira, 13 de agosto de 2013

Reciclagem de Papel com os Pais



Mais uma vez, um grupo de Repórteres Ambientais Mirins entrou em ação para mostrar um pouco do projeto da escola. Desta vez, as famílias visitaram a escola para um momento de integração e homenagem aos pais. Ficamos responsáveis por uma micro-oficina de Reciclagem de papel, onde as alunas tinham que:

picar as folhas

Bater 

 Testar a massa

 Formar a folha

 Tirar o excesso de água

 Atender os pais, explicando todo o processo

 Estender as folhas

Deixar secar

Fizemos mais de 30 folhas naquele dia, cada pai visitante formava sua folha com o auxílio das Repórteres. Depois de secas, entregamos as folhas para os participantes da oficina, assim os pais teriam a lembrança deste momento vivido na escola.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A reciclagem de papel na EMEF Maria Quitéria

Nem iniciamos a caminhada da oficina permanente de reciclagem de papel na escola e já estamos colhendo bons frutos. É simples: temos 1 liquidificador industrial (mas poderia ser um doméstico), umas telas, uns panos, um varal de chão, duas madeiras e umas abraçadeiras... juntamos tudo isso com muita curiosidade, disponibilidade e vontade de transformar a escola.... pronto, temos momentos em que os alunos conseguem enxergar tudo se transformando... do picar o papel usado até escrever novamente na folha reciclada, cada experiência se junta na formação de uma nova geração que valoriza a natureza em todas as suas expressões.






Foram, são e serão momentos cheios de aprendizagem. E os Repórteres Ambientais Mirins são os protagonistas desta caminhada. Eles aprenderam a técnica, estão desenvolvendo mais habilidades na produção artesanal de papel reciclado, para poderem ensinar aos colegas das outras turmas.

Depois das primeiras experiências com o 3º B e 3º C, foi a vez do 4º B, do 1º B ed o 3º C (novamente, pois são os meus alunos) prepararem suas folhas. Desta vez o objetivo foi um cartão para o dia dos pais.

Parabéns aos maravilhosos repórteres, que já dominam das bacias, esponjas e prensas da nossa oficina permanente de reciclagem de papel!