Páginas do Blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Projeto VIDAA - Sementes do Amanhã



No ano de 2014, os alunos da EMEF Maria Quitéria participarão do Projeto VIDAA - Vivências InterDisciplinares Artísticas e Ambientais. Todas as semanas, as turmas receberão me receberão para pensarmos juntos sobre como podemos cuidar melhor da nossa escola, levando as aprendizagens para a casa de cada um e extendendo para todo o bairro.

Nos nossos encontros, levarei obras de arte - músicas, textos, imagens, esculturas e vídeos - para iniciar uma discussão sobre o ambiente ao nosso redor. A Arte e a Ciência estarão de mãos dadas neste projeto para o desenvolvimento de uma consciência ambiental, onde cada aluno será convidado a refletir sobre a sua importância na construção de um mundo melhor para se viver.

Para começar este projeto, levei a música Sementes do Amanhã, de Gonzaguinha. Seja com uma coreografia ou acompanhada de uma reflexão sobre a letra, os alunos se identificarão como as Sementes da EMEF Maria Quitéria para um amanhã mais bonito e sustentável. 


"Ontem um menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será."


Após a música, os alunos foram desafiados a utilizar sementes como material para produção de imagens.





Que os alunos escutem a mensagem da música, desenvolvendo o potencial para construírem um amanhã  cheio de esperança e beleza.

Profe Daniela