Páginas do Blog

domingo, 30 de março de 2014

A Astronomia e seus Cientistas


O céu é a janela para o espaço. Há muito tempo a humanidade observa o espaço através do céu noturno, colhendo informações importantes para encontrar maneiras de compreender melhor a natureza e depois domina-la.

Na história da humanidade, várias culturas se baseavam na leitura do céu para explicar os fenômenos percebidos no planeta. Porém foi com o desenvolvimento da ciência que a Astronomia conseguiu reunir o que precisava para transformar o céu em uma janela para o conhecimento do universo.

Nesta área das Ciências Naturais, os conhecimentos se misturam. Matemática, física e química, são algumas das áreas que envolvem a Astronomia. Muitos cientistas contribuíram para esta ciência, mas alguns chegaram a descobertas decisivas para que a Astronomia se tornasse o que é atualmente.

Mas o que é a astronomia?

Nesta semana vamos começar a responder esta pergunta, percorrendo os caminhos da história da astronomia através de nomes de grandes cientistas.

Copérnico

 Hubble

 Einstein

Galilei

 Kepler

 Newton

Ptolomeu

Qual foi a contribuição de cada um desses cientistas para o progresso da astronomia?

Vamos encontrar juntos a resposta a essas e outras perguntas!

Profª Daniela

sábado, 29 de março de 2014

A Construção da Biosfera



Nem sempre o Planeta Terra foi do jeito que é hoje. Na verdade, todo o Universo está em constante evolução. Há quase 14 bilhões de anos, uma explosão seria a origem de tudo - o Big Bang - que espalhou poeira cósmica por todo o Universo. A partir daí a matéria presente nesta poeira cósmica foi se conectando e se transformando. O Sol e todas as outras estrelas foram criadas, assim como os planetas.

O Planeta Terra iniciou sua formação há mais de 4 bilhões de anos, unindo vários gases presentes no espaço. Primeiro, era uma bola bem quente, como o sol. Depois a atmosfera foi se resfriando, mas a crosta terrestre sofreu a ação intensa dos vulcões que foram construindo os continentes e liberando vapor d´água e outros gases para a atmosfera. Passou-se um período de muitas chuvas.



Aos poucos, um grande continente - a PANGÉIA - estava formado, as chuvas encheram os oceanos, a atmosfera estava cheia de oxigênio e a temperatura estava estabilizada. Estava formada a Biosfera, uma pequena camada do planeta que reúne a litosfera, formada pelas rochas das erupções vulcânicas, que se desmancharam em parte, compondo o solo; a hidrosfera, formada a partir das chuvas; e a atmosfera, formada pelos gases presentes no ar.

Nesta semana, os alunos da EMEF Maria Quitéria aprenderam mais sobre a biosfera. Os maiores do 4º e 5º ano puderam reforçar os conceitos estudados em uma cruzadinha e os alunos do 2º e 3º ano tiveram que encontrar as palavras-chave da aula em um caça palavras. Já os pequenos representaram esta parte da Terra em uma atividade onde puderam identificar cada parte e inserir os seres vivos nela.





Foi uma semana de muitas descobertas, em aulas com tecnologia e informações científicas.

Espero que os alunos tenham gostado!

Profª Daniela

segunda-feira, 24 de março de 2014

Biosfera: o lugar da vida no nosso planeta

Para que os alunos da EMEF Maria Quitéria pudessem entender onde vivemos no Planeta Terra, precisamos iniciar uma jornada no campo da astronomia.

Nesta semana, um vídeo sobre o nascimento do Planeta Terra será o ponto de partida para a compreensão da formação da Biosfera como uma região que reúne a Litosfera (terra), Hidrosfera (água) e Atmosfera (ar), necessários para a estruturação do ambiente que faz do nosso planeta o único com vida na Via Láctea.


É o primeiro passo para a compreensão de que o nosso planeta é especial e, por isso, devemos cuidar muito bem dele.

Vamos lá fazer o que será!

Profª Daniela

Transformação da Paisagem


Os alunos da EMEF Maria Quitéria entraram em contato com os elementos naturais e aqueles construídos pela humanidade que fazem parte das paisagens do Planeta Terra.

Relembrando que os 5 elementos necessários para a existência da vida fazem parte tanto do ambiente rural quanto do ambiente urbano, começamos a refletir sobre o que é o meio ambiente e as formas como podemos percebe-lo com nossos sentidos.

Depois de uma reflexão sobre as transformações da paisagem natural a partir da presença humana nos ambientes, os alunos usaram a arte para representar tais transformações. Os desenhos produzidos pelos alunos farão parte de uma exposição que contará também com uma definição de Meio Ambiente, elaborada por cada uma das turmas do 4º ao 5º ano.





Temos grandes artistas na escola, mais uma expressão da integração entre a arte e a ciência.

Parabéns a todos os alunos pela participação nesta atividade.

Profª Daniela

sexta-feira, 14 de março de 2014

O que é Meio Ambiente?



Vamos observar as duas imagens acima. O que elas podem nos ensinar? Como estamos percebendo as paisagens que estão ao nosso redor?

Agora que os alunos da EMEF Maria Quitéria já sabem o que é necessário para existir a vida, começaremos a observar as paisagens formadas pelo ambiente em que vivemos.

Através da leitura da paisagem, podemos conhecer mais sobre a relação do ser humano com o ambiente. É o primeiro passo para começarmos a olhar para o meio ambiente de uma outra maneira.

Vamos lá fazer o que será!

Profª Daniela 

Vida no Planeta Terra: conhecer para cuidar

O Planeta Terra é o único planeta conhecido que apresenta a vida. Nele encontramos as condições favoráveis para a existência de plantas, animais e microorganismos, que dependem uns dos outros na dinâmica da Natureza.

É a natureza que reúne os elementos básicos para a vida, que são:
Ar que respiramos.
Água que nos hidrata e permite a higiene.
Sol que nos aquece.
Alimento que nos dá energia.
Moradia que nos protege.

Estudamos que esses elementos se misturam na natureza, onde um depende do outro para que a vida seja possível.

Mas não é apenas o ser humano que precisa destes elementos, todos os seres vivos também se utilizam deles para a sobrevivência. Porém a vida humana está modificando a natureza, destruindo esses elementos, assim estamos prejudicando toda a vida na Terra.






Para que os alunos da escola compreendessem os elementos necessários para a vida, foram realizadas diferentes atividades de acordo com o ano dos alunos. O Nível 5 e o 1º ano preencheram uma folha com desenhos dos 5 elementos; o 2º e 3º ano recortaram imagens de vida e escreveram esses elementos nos seus blocos; e o 4º e 5º ano registraram em seus cadernos como cada um dos elementos participa da vida dos seres vivos.

Nesta semana avançamos mais um pouco no nosso projeto, percebendo a importância da natureza para  vida e como o ser humano tem prejudicado toda a vida no planeta com suas atitudes.

Profª Daniela

domingo, 9 de março de 2014

O que é necessário para existir a vida?


Nesta semana, os alunos da EMEF Maria Quitéria vão refletir sobre a vida no nosso planeta. A partir de uma apresentação de slides, que reúne os 5 elementos básicos que encontramos aqui no planeta Terra, cada turma vai poder observar a importância do cuidado com o ambiente ao nosso redor para que a vida se mantenha.
Além disso, começaremos a pensar no que o ser humano está fazendo com a natureza que compromete o acesso de todos os seres vivos a esses elementos.

É um pouco mais de adubo para que as Sementes do Amanhã da EMEF Maria Quitéria possam produzir os frutos necessários para a construção de um mundo melhor.

Vamos lá fazer o que será!

Profª Daniela

Apresentação da aula: Elementos para a Vida

sexta-feira, 7 de março de 2014

As Sementes do Amanhã da EMEF Maria Quitéria

Nesta semana trabalhamos com a Música "Sementes do Amanhã", do Gonzaguinha, para apresentar o projeto VIDAA para as turmas.

Para que as crianças de hoje possam ser adultos responsáveis amanhã, os adultos devem oferecer uma formação que se preocupe em apresentar os caminhos para a sustentabilidade ecológica e social no mundo.

Pensando nisso, entendemos que cada aluno é uma semente que deve brotar e crescer para os cuidados necessários para termos uma escola melhor, um bairro mais bonito e um mundo mais sustentável.

Todas as turmas ensaiaram a música e gravaram, assim poderão lembrar sempre dela.
Confira as produções de cada turma nos links abaixo:


Áudios

Depois da música, as turmas manipularam sementes para perceberem as diferenças entre elas.
E, para finalizar, realizaram uma atividade com sementes.


Os pequenos do Nível 5 e 1º ano contornaram as letras iniciais de seus nomes.



Os do 2º e 3º ano enfeitaram desenhos com sementes.




E os maiores do 4º e 5º ano, produziram mandalas com sementes, em uma atividade de grupo. Este trabalho está exposto na escola em um painel.

Tivemos uma semana de muitas produções e aprendizagens, foi um importante início de um projeto cheio de novidades e crescimento coletivo.

"Vamos lá fazer o que será!"

Agradeço a cada aluno que fez destas aulas, momentos especiais!

Profe Daniela