Páginas do Blog

sábado, 31 de maio de 2014

A Ação Humana sobre a Terra



O ser humano está destruindo o planeta, mas nem sempre foi assim. Nós fazemos parte da natureza, mas como temos habilidades e características específicas, ao longo do tempo a ação humana começou a transformar – e em muitos casos – destruir a natureza. Nesta semana vamos conhecer mais sobre a ação do homem no planeta e como chegamos na situação em que estamos hoje. Começaremos a falar sobre a sustentabilidade planetária e a responsabilidade de cada um de nós diante do futuro da vida.

1- Vida Nômade: O ser humano acompanhava os ciclos da natureza, eles caçavam, colhiam os frutos e vivam em cavernas, assim alteravam os ecossistemas.

2- Agricultura e Pecuária: Quando o ser humano começou a manipular as plantas e os animais para o seu benefício, ele também transformou o ciclo da natureza e destruiu ecossistemas, pois começou a se fixar em um só lugar.

3- Urbanização e Industrialização: A construção das cidades só foi possível com a destruição dos elementos naturais de uma região. Esse tipo de vida consolidou a poluição.
Máquinas X Natureza: As máquinas industriais emitem poluentes que impedem a renovação da natureza, alterando a rotina do planeta.

Poluição no Céu, na Água e no Solo

Gases Tóxicos no Ar
Lixo e Toxinas na Água
  • Poluem a água que bebemos e matam a vida aquática. Existem em uma pequena parte de todo o mar presente em nosso planeta, pois apesar da maior parte da Terra ter água, a água potável (boa para o nosso consumo) só está presente em 1% da água do planeta.
Desmatamento e empobrecimento do Solo
  • As plantas ajudam a limpar a água e o ar, pois as vegetações nas encostas dos morros produzem um solo que filtra a água das nascentes. Sem elas também perderemos alimentos saudáveis, pois é do solo que as plantas retiram os nutrientes necessários para uma alimentação completa.

A Terra como Herança


Onde está o mundo que você sonhou pra mim?
Um mundo de paisagens, de águas transparentes
De animais contentes vivendo em harmonia.
Com flores, ar puro e um lindo amanhecer
Por que você deixou o mundo desaparecer?
Fumaça, barulho, destruição sem fim.

Faça aquele mundo pra você e para mim!
(O Mundo de Herança - Margareth Darezzo)


Vivemos em um mundo diferente do ideal. As transformações da paisagem da Terra reflete a destruição progressiva dos seus ambientes naturais.


Apesar de existirem vários grupos de seres vivos no nosso planeta, estudamos um pouco mais os dois grupos de seres vivos mais complexos que habitam os ambientes: Plantas e Animais.


As plantas são seres autótrofos, ou seja, produzem seu próprio alimento. Através da fotossíntese, a luz solar chega até as folhas cheias de clorofila que recebem água e gás carbônico e produzem glicose (alimento) e oxigênio. Por isso, além da importância das plantas na cadeia alimentar, elas também auxiliam na purificação dos gases poluentes do ar e na filtragem da água das chuvas, através de suas raízes no solo.

Os animais são divididos em duas categorias:

Invertebrados: aqueles que não possuem estrutura da coluna vertebral (insetos, aracnídeos, moluscos, crustáceos e vermes)


Vertebrados: aqueles que possuem coluna vertebral (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Os alunos menores fizeram seres vivos com massinha de modelar e ensaiaram a música "O Mundo de Herança", de Margareth Darezzo. Depois eles prepararam o Planeta Terra, com técnica de mosaico.






segunda-feira, 26 de maio de 2014

Animais e Plantas: dois lados da biodiversidade

Existem muitos tipos de seres vivos no Planeta Terra e todos são importantes para o equilíbrio da vida na natureza. Nesta semana vamos conhecer mais sobre as plantas e os animais, refletindo sobre como o ser humano vem convivendo com eles.


Seguindo o estudo realizado sobre a importância da biodiversidade para a vida na Terra, vamos relembrar o que as turmas já estudaram sobre estes dois grupos de seres vivos. Será que os alunos lembram das aulas dos anos anteriores?

Profª Daniela

Para saber mais:
Só Biologia
Plantas
Escola Kids

sábado, 24 de maio de 2014

Nossos Amigos na Terra

Os seres humanos não são os únicos seres vivos do Planeta Terra. Ao longo da evolução da vida no planeta, diferentes seres surgiram em todos os cantos da biosfera. De acordo com a quantidade de água, a qualidade do ar, as características do relevo e do solo, os biomas foram se formando e a vida preencheu nosso lindo planeta azul com um manto verde e traços de animais multicoloridos.


E nessa biodiversidade, cada ser vivo teve que se adaptar ao ambiente, reunindo características complementares o que colocaria em um mesmo habitat um grupo de seres vivendo juntos em um ecossistema equilibrado. Não existe ser vivo mais importante que outro na natureza, cada um tem o seu papel na dinâmica da vida, por isso todos devem ser igualmente respeitados.





O ser humano também tem sua história biológica no Planeta Terra. Hoje ocupamos todo o planeta, pois temos a tecnologia para nos proteger, mas nem sempre foi assim. Viemos da África, com um corpo adaptado às características daquele ambiente, ou seja, com o escuro da pele protegendo-a do sol, com o encrespar dos cabelos para refrescar a cabeça e com narinas bem abertas para receber bastante oxigênio nos pulmões. Vivendo em locais mais frios, o corpo humano precisou se adaptar, pele mais clara para receber mais luz solar, narinas fechadas para evitar o frio nos pulmões, cabelos lisos que aquecem nossa cabeça. Se nossas características são as marcas da nossa adaptação nos diferentes ambientes da biosfera, por que uns se acham mais importantes que outros? Se somos seres biológicos, por que devemos nos achar superiores aos outros seres vivos?

Todos são iguais em suas diferenças, todos somos importantes para a manutenção da vida no Planeta Terra.

Desta forma, as turmas percorreram alguns conceitos ecológicos para entenderem suas posições como seres humanos neste planeta. A partir do Livro "Azul e Lindo: Planeta Terra, nossa casa", resgatamos o que estudamos de astronomia para lembrar como nosso planeta é especial.

Depois os alunos dos 4ºs e 5ºs anos analisaram um texto sobre a biodiversidade e montaram um glossário ecológico; os alunos dos 2ºs e 3ºs anos foram desafiados a pensar na biodiversidade do planeta, combinando um ecossistema com o seu habitat, através de um desenho colorido e cheio de seres que se complementam; e os alunos dos 1ºs e N5 fizeram desenhos diferenciando as plantas dos animais. Como seres inteligentes, temos a responsabilidade de cuidar do que temos de mais bonito, pois todo o planeta é a nossa casa.

O Dia Mundial do Meio Ambiente está chegando, e as turmas já começaram a preparar um momento de reflexão e esperança, onde iremos resgatar o valor de todas as formas de vida para que o nosso planeta continue "azul e lindo".




sexta-feira, 23 de maio de 2014

E o Papel Voltou para a EMEF Maria Quitéria!

Em 2013 vivemos várias experiências com oficinas de reciclagem de papel artesanal. Com tantas atividades do Projeto VIDAA, esta atividade ficou para um dia frio de outono... mas colocamos água quente oferecida pela Tia Eloiza e deu tudo certo!



Tivemos a participação das colegas Maria Eduarda, do 4º B e Emanuelly, do 3º C, que aprenderam muito com os Repórteres Ambientais Mirins!






domingo, 18 de maio de 2014

Biodiversidade: o colorido da natureza


Depois de um período intenso de Astronomia, onde conhecemos alguns mistérios do espaço, voltaremos a pensar na vida no nosso planeta. A Astronomia nos ajuda a entender melhor o nosso lindo planeta azul. Vimos que ele é pequeno diante do universo, mas muito grande e importante para nós.

Por isso vamos ler nesta semana o livro Azul e Lindo: Planeta Terra, Nossa Casa, de  Ruth Rocha e Otávio Roth.

Quando se pensa na vida existente no planeta, podemos lembrar de várias espécies que fazem parte do nosso cotidiano, porém a quantidade de variedade de seres vivos existentes no planeta é muito maior do que podemos imaginar. De fato, o ser humano não conhece todas as espécies de animais, plantas e microorganismos e o nosso planeta continua em evolução, com novas espécies surgindo nos habitats naturais.


Dos seres mais estranhos aos mais coloridos, cada região do planeta possui seus próprios biomas. E os seres vivos que habitam uma região dependem uns dos outros e dos elementos da natureza para continuarem vivos. É justamente na diversidade de vida existente nos ambientes que a própria vida se mantém, por isso, a biodiversidade é muito importante para toda a vida existente no planeta.

Nesta semana vamos saber mais sobre a diversidade de vida da Terra, diferenciando alguns tipos de seres vivos, identificando ecossistemas e conhecendo a ocupação dos biomas na biosfera, de acordo com as características dos diferentes habitas.

Mais ainda, vamos reconhecer na biodiversidade a beleza do colorido da natureza, existente apenas no nosso azul e lindo Planeta Terra.

Profª Daniela

Para saber mais:

Só Biologia

InfoEscola

sexta-feira, 16 de maio de 2014

OBA na Maria Quitéria

Depois de semanas mergulhando na Astronomia e na Astronáutica, alunos do 2º ao 5º ano colocaram suas aprendizagens à prova. Eles acompanharam alunos do Brasil inteiro que realizaram no dia 16 de maio a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.


Foram mais de 200 alunos participantes desta edição da OBA. E o Projeto VIDAA foi parceiro desta atividade, inserindo os conteúdos de Astronomia e Astronáutica no cotidiano escolar dos alunos. Percorremos o Sistema Solar, comparando o tamanho dos planetas. Compreendemos melhor a relação entre os fenômenos naturais e os movimentos da Terra e da Lua no espaço. Conhecemos a evolução da tecnologia do avião ao foguete e do legado da corrida espacial para a nossa vida cotidiana. Enfim, olhamos o Planeta Terra do lado de fora, para podermos entender melhor o que acontece para quem vive nele.








A Astronomia é um caminho para a sustentabilidade. Quanto mais conhecemos do nosso lindo planeta azul, mais condições temos de valorizar toda sua beleza, mudando nosso comportamento para que a vida se manifeste em todo o seu esplendor.

Ainda temos que aguardar o gabarito oficial para conhecer o desempenho dos alunos, afinal esta olimpíada tem medalhas. Mas não preciso corrigir as provas para saber que os alunos foram bem. Vi isso nos olhos deles ao reconhecerem as informações na prova. Pois quando a aprendizagem é significativa, é pra vida toda.

Parabéns à todos os alunos e aos professores parceiros!

Profª Daniela

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Rumo à OBA

Nesta semana os alunos da EMEF Maria Quitéria estão na reta final para a Olimpíada Brasileira de Astronomia - a OBA. Na sexta feira, várias turmas irão realizar uma prova onde vão colocar seus conhecimentos de Astronomia e Astronáutica em 10 questões.

Para finalizar a parte de Astronomia do Projeto VIDAA, revisaremos as informações sobre os planetas, comparando seus tamanhos.



E nos aprofundaremos nas questões de Astronáutica, observando a evolução desta área a partir do avião, inventado por Santos Dumont, até o foguete Soyuz que levou o Astronauta Marcos Pontes até a Estação Espacial Internacional.



Também conhecemos vários objetos astronômicos que mudaram a nossa forma de viver no Planeta Terra:

Foguete Suborbital

Satélite Artificial

No ano passado, tivemos até medalhas, vamos ver como os alunos vão se sair neste ano. Para se preparar melhor, os alunos vão fazer uma Revisão para a OBA.

Viva à Astronomia e à Astronáutica!

Profª Daniela

Arte e Ciência para a VIDAA

Nesta semana, os alunos fizeram uma auto-avaliação de suas aprendizagens no Projeto VIDAA. Através de uma linha do tempo, foram observadas as atividades e temáticas envolvidas nestas semanas de projeto.

Semana 1: Sementes do Amanhã
Semana 2: Elementos para a Vida na Terra
Semana 3: Paisagens Naturais e Humanizadas
Semana 4: Biosfera
Semana 5: História da Astronomia
Semana 6: Constelações
Semana 7: Sistema Solar
Semana 8: Movimentos da Terra e da Lua

Todas as atividades estão espalhadas por este blog, cheias de fotos e descrições detalhadas. Mas nesta aula o mais importante foi o que ficou delas para os alunos de cada turma. Por isso, enquanto a linha do tempo era construída no quadro, os alunos tinham espaço para consultar seus registros quanto falavam o que lembravam das aulas.

Até o momento, música, imagem e vídeos foram a preferência dos alunos, marcando em suas memórias os momentos vividos nos horários do projeto.

Os do Nível 5 e 1ºs anos, abriram seus envelopes, contando seus trabalhos e organizando a ordem dos mesmos. Os dos 2ºs e 3ºs anos, consultaram seus blocos, observando as atividades realizadas. Os dos 4ºs e 5ºs anos, usaram o que escreveram em seus cadernos para perceberem o que estava escrito em seus corações e mentes.

Certamente nem todos aprenderam tudo, mas cada um dos quase 350 alunos da EMEF Maria Quitéria aprenderam algo que levarão para suas vidas.

Os alunos tiveram uma experiência para compararem o tamanho da Terra e da Lua e descobriram que estes dois astros estão mais distantes do que imaginavam. Na verdade, caberiam 30 Terras entre a Terra e a Lua!




Tivemos muitos momentos de reflexão coletiva, mas os pequenos que aproveitaram, pois iniciei uma conversa sobre a astronáutica com o teatro, onde fizemos uma viagem à lua, movimentando o corpo e nos divertindo muito.