Páginas do Blog

domingo, 29 de junho de 2014

Indicadores de Sustentabilidade: caminhos para a cidadania

Como podemos saber se nossos hábitos são sustentáveis?

Todos os dias temos a possibilidade de escolher as opções que beneficiem um ambiente mais equilibrado social e ambientalmente. É o modo de vida das sociedades que causam os grandes e pequenos problemas que enfrentamos, portanto, quando pensamos em sustentabilidade, precisamos lembrar que a natureza e a cultura estão entrelaçados para o ser humano, então a busca de soluções para a superação de tudo que atrapalha o equilíbrio necessário para a manutenção da vida - humana e do resto da natureza - deve envolver as questões de ordem social e ambiental conjuntamente. Dessa forma, somos sustentáveis quando defendemos as minorias e a igualdade de direitos; quando denunciamos a injustiça; quando semeamos o amor e a paz; da mesma forma que promovemos a sustentabilidade quando cuidamos da água e do lixo; quando nos preocupamos com a alimentação e com o consumo.

Para promover a sustentabilidade, é preciso, acima de tudo, que as comunidades trabalhem em conjunto. A troca de informações, o debate democrático e a tolerância são ações tão sustentáveis quando a reutilização e a reciclagem. Apenas quando começamos a pensar coletivamente é que os efeitos das nossas ações se espalham por todo o planeta

Nesta semana, os alunos da EMEF Maria Quitéria vão conhecer o que é necessário para a sustentabilidade. Assim, poderemos refletirem juntos - de maneira crítica e criativa - buscando novas soluções para as velhas questões. A partir dos Indicadores de Sustentabilidade, criados pelo Coletivo Educador NH, eles vão refletir sobre seus hábitos e como eles se expressam no ambiente escolar. Como resultado, termos uma escola mais unida, mais cidadã, mais bonita... enfim, muito mais sustentável.

Profª Daniela

Como a poluição nos afeta?

A transição entre a vida nômade, a vida rural e a vida urbana trouxe consequências para a natureza e para toda a manifestação da vida no Planeta Terra.

poluição do planeta

Mesmo para aqueles que vivem longe dos grandes centros urbanos, onde os efeitos da poluição são sentidos de maneira mais direta, a fumaça das fábricas, dos automóveis e das queimadas misturam-se ao ar e chega nos pulmões de todos os lugares, principalmente daqueles sem árvores, pois sabemos que as folhas cheias de clorofila ajudam a diminuir o gás carbônico da atmosfera.
O gás metano liberado pelas vacas e pelo lixo também poluem o ar, diminuindo a camada de ozônio e contribuindo para o aquecimento global. Aliás, o lixo é triplamente prejudicial, pois além de poluir o ar, também libera o chorume no solo e anda ocupando os mares em função de atitudes pouco conscientes das populações que jogam lixo no chão ou nos rios.
O solo anda bem judiado também. Por um lado, o desmatamento, a erosão das minas e pedreiras e, por outro lado, o uso abusivo dos agrotóxicos que são carregados pelas frutas e legumes que fazem parte de uma alimentação saudável.

Estamos em uma situação bem delicada. Por isso é importante que os alunos da EMEF Maria Quitéria se empenhem em estudar mais os efeitos da poluição para pensarem em formas de minimizar seus efeitos na natureza, mudando hábitos e disseminando ações sustentáveis.


Enquanto insistirmos em seguir o EGO, com atitudes individualistas, que não se preocupam com a qualidade do meio ambiente, vamos continuar destruindo o planeta. Se, por outro lado, assumirmos nosso lado ECO, no posicionando como parte integrante da natureza, assumindo nossa responsabilidade coletiva para a manutenção da vida, então conseguiremos restaurar os elementos naturais do planeta.

Para pensa nisso os maiores refletiram sobre os efeitos da poluição e os menores prepararam um móbile para lembrarem sempre que para cada ação existe uma consequência, para todos.




domingo, 22 de junho de 2014

Poluição: conhecer para evitar

Nas últimas semanas, os alunos conheceram mais sobre a separação do lixo e possibilidades de reciclagem através da oficina de produção de papel artesanal reciclado, porém a poluição é algo muito mais sério do que a produção de lixo que envolve todo o Planeta Terra.


Para começar a pensar o que a poluição te a ver com cada um de nós, vamos aprender mais sobre as 3 dimensões da poluição:

AR: A emissão de gases através das atividades industriais, da decomposição do lixo, da queima de combustíveis fósseis e da flatulência de ruminantes preenchem a atmosfera com gases tóxicos, aumentam a camada de gases que produzem o efeito estufa e aumentam a temperatura do planeta.

ÁGUA: O lixo jogado em bueiros e rios, a emissão de produtos químicos das indústrias, o derramamento de óleo nos mares e oceanos e a caça predatória de animais aquáticos transforma a água potável em água poluída e, por isso, imprópria para o consumo, assim como, mata a vida aquática.

SOLO: Os agrotóxicos que pretendem aumentar a produção agrícola, os produtos químicos liberados pelos resíduos perigosos (como aparelhos eletrônicos e baterias), o desgaste provocado pelas monoculturas, as queimadas e o desmatamento empobrecem o solo e impedem o desenvolvimentos de todo tipo de plantas.




domingo, 15 de junho de 2014

Lixo e Reciclagem: combinação ecológica

No mês de junho começamos a pensar mais na sustentabilidade ambiental. Começamos a pensar nas ações cotidianas que ajudam o meio ambiente, conversando sobre o lixo.
Enquanto os aluno maiores treinavam a leitura e a interpretação de textos, para poderem compreender melhor o impacto de posturas simples no planeta, os alunos do nível 5 até o 4º ano experimentavam a reciclagem de papel.



Fotos de todas as turmas do Nível 5 ao 4º ano

Na próxima semana, teremos uma semana curta, com feriado no final. Continuaremos a pensar nos cuidados que temos que ter com o lixo na escola e os maiores terão a experiência de reciclagem de papel. Cada turma está produzindo um papel exclusivo, com características únicas.

Porém, as experiências de reciclagem são uma pequena parte da solução, os alunos precisam entender que só poderemos diminuir consideravelmente o lixo no planeta se diminuirmos o consumo, tanto de produtos que em pouco tempo serão descartados, quanto das embalagens que poluem.

Profª Daniela

domingo, 8 de junho de 2014

Lixo e sustentabilidade na EMEF Maria Quitéria

O ser humano foi responsável pelas transformações da paisagem no Planeta Terra. Ao longo da história da humanidade, os ambientes naturais foram transformados em ambientes rurais e depois em ambientes urbanos, tudo para atender à ganância humana.

Como resultado, nos encontramos em uma situação que precisa de mudanças na nossa forma de viver. Nesta semana, os alunos descobriram que nem sempre a relação do ser humano com a natureza foi do mesmo jeito. Entre a presença humana nas florestas, o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e a construção das cidades, nunca a destruição foi tão intensa quanto é agora.

Para começar a pensar sobre o que cada um de nós pode fazer para melhorar o meio ambiente, começamos o 2º trimestre nos preocupando com o lixo da escola.

A partir do trabalho realizado em 2013, sobre o Caminho do Lixo na escola, os pequenos do 1º ano montaram cartazes com encartes de supermercado, que ensinam os resíduos que devem ser descartados nas 5 lixeiras coloridas que estão no pátio da escola.




Os alunos do 2º e 3º anos, tiveram que exercitar a separação através de um jogo. Eles tinham que ler o nome de um resíduo, pensar no material usado para sua fabricação e decidir qual era a lixeira correta.



E os alunos do 4º e 5º ano iniciaram um estudo sobre o impacto da ação humana sobre o meio ambiente, através da leitura e debate de 5 textos do livro "Meio Ambiente, e eu com isso?" de Nurit Bensusan.

Estão acabando com a Floresta Amazônica. E eu com isso, moro em Sampa?

Leônia não é invisível, Leônia é aqui

Aceita uma sopinha de plástico?

De malas prontas para a Lua

Uma listinha para as futuras vovós

Dessa forma, podemos refletir sobre o que estamos fazendo e o que podemos fazer para melhor a vida em comum que temos na escola. Durante todo o mês de junho iremos avançar nesta reflexão.

Profª Daniela