Páginas do Blog

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Conhecendo a Casa Ecológica para construir uma Escola Sustentável


No dia 25/09, os alunos do 3º A e 3º C estiveram na casa da Dona Leonir para conhecer o que ela e o marido fazem em sua casa, todos os dias, para cuidar melhor do meio ambiente.


Parece uma casa como qualquer outra, mas antes de entrar vemos algo diferente. No telhado, tem uma grande placa de captação da luz solar para transformá-la em energia para ser usada pelos aparelhos da casa.




Bem na frente da casa tem uma horta, com uma caixa de 500 l de água, captando água da chuva pra molhar as plantas. São 5 caixas como essa, que recebem água sempre que chove.







Em todo o caminho, por todos os lados, encontramos plantas, plantas e mais plantas... em vasos de tudo que é tipo, feitos a partir da separação de resíduos secos. Plantas para decoração e plantas para alimentação... aumentando a área verde do pátio.





No fundo da casa, depois de percorrer todo esse caminho, os alunos conheceram um pouco da história dessa família e de sua preocupação com a natureza. Dona Leonir apresentou ideias, sugestões, possibilidades que todos podem levar para suas casas, complementando as pesquisas dessas turmas, que estão preocupados em saber o que uma casa precisa para ser sustentável e como podemos comprar de maneira mais consciente.



Foi um importante momento vivido por esse grupo de alunos em busca de informações que os ajudarão a transformar a EMEF Maria Quitéria em uma Escola Sustentável.

Profª Daniela

domingo, 26 de outubro de 2014

CEAES na rota da aprendizagem do 4º A e do 3º A


No dia 2/10, os alunos do 4º A e do 3º A estiveram no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet de Novo Hamburgo. Lá eles viram vários espaços, cheios de plantas e pequenos animais, onde puderam desfrutar um maior contato com a natureza.




O Relógio do Corpo Humano é um espaço onde se relacionam ervas e órgãos, apontando o horário do dia em que o efeito dos chás com as ervas é melhor aproveitado pelo corpo humano, lá eles puderam conhecer os chás e ver diferenças entre o formato das folhas, suas cores e texturas.




O Jardim das Sensações é um espaço pensado para pessoas portadoras de deficiências visuais, mas que também é aproveitado pelos alunos com visão perfeita. Lá eles encontraram ervas aromáticas, onde podem aproveitar os diferentes odores, comparando-os e relacionando-os entre si, além disso, podem também sentir diferentes texturas com pés e mãos.




A Horta Orgânica é um espaço onde os alunos puderam ver hortaliças produzidas com adubação orgânica a partir de esterco de animais herbívoros como cavalo e galinha. Foi um momento onde os alunos ficaram muito atentos e interessados, refletindo sobre o que poderão realizar na ação prevista no projeto deles.





A Trilha Ecológica, envolver uma parte com vegetação nativa, mata ciliar e banhado, próprios do espaço rural do bairro. Nela, os alunos observaram a relação entre animais e plantas e os elementos da natureza.

Tartarugas


Reaproveitamento para o jardim


Aquecimento solar da água


Galinheiro



Minhocário e compostagem


A seguir, o relato do passeio feito por alunos do 4º A:


“Chegamos lá no Centro Ambiental e entramos dentro de uma casa, então conhecemos o ajudante André que dividiu a nossa turma em 2 grupos. Aprendemos sobre a horta, experimentamos e sentimos os cheiros de algumas ervas, vimos alguns bichos, fomos no minhocário, passamos pela ponte de desejos e fomos lanchar. Depois fomos para a trilha e demos comida para os peixes. No final brincamos na casinha da árvore.”

Alunos: Angélica, Eduarda G., Robson e Lucas.


“Nós chegamos no Centro de Educação Ambiental e o Professor André nos recebeu e ele conversou com nós, depois ele nos deixou em grupos e cada grupo foi em um lugar. Nós vamos ver a horta. Depois passamos na ponte dos desenhos e depois fomos numa casa que tinha um monte de plantas em caixinhas de leite. Fomos no Relógio do Corpo Humano. Depois de lanchar olhamos o minhocário e depois nós fizemos a trilha, nós olhamos os peixes.”

Alunos: Eduarda P. Emanuele, Victor e Miquéias.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Parcão NH: um lugar para aprender e pesquisar

O Parque Municipal Henrique Luís Roessler, mais conhecido como Parcão, tem mais de 50 hectares e está aberto para a comunidade de Novo Hamburgo como uma opção de lazer e contato com a natureza. Criado em 1990, possui um espaço para palestras e pesquisas, onde funciona uma Sala Verde, e conta com profissionais da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Educação do município de Novo Hamburgo. 



Com tudo isso, o Parcão foi um grande parceiro da EMEF Maria Quitéria para a pesquisa de várias turmas do Projeto VIDAA. Dia 16/09, os alunos do 1º B e do 5º A foram até lá para observarem os animais que vivem em ambientes naturais. 



Os alunos já chegaram no Parcão sendo convidados a observarem que animais eles percebiam ali. As guias pediram um momento de silêncio e eles ouviram a grande quantidade dos pássaros presentes. 






Na sala de reuniões, eles viram peles e ossos de animais que foram maltratados, além de cobras, aracnídeos e insetos em vidros. 




Em seguida visitaram o açude com tartarugas, aves, peixes e, no caminho, pararam para observar o trabalho das formigas.



No ônibus, o veterinário falou sobre o índice de abandono em NH e as ações do Canil Municipal de NH, apontando a castração como a melhor opção para evitar o aumento da população de rua. Também houve uma discussão sobre os cuidados que todas as famílias deveriam ter em relação a seus animais de estimação e que para uma guarda responsável (e não posse, pois os animais não são coisas) é necessário ter espaço adequado, dinheiro para manter o animal de estimação e, principalmente, tempo para brincar com ele.



A atividade foi acompanhada por uma equipe da TV Feevale e no final dois alunos falaram sobre suas aprendizagens (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ucsXjaNy2XE).

Já no dia 6/10, os alunos do 1º A e do 4º A foram ao Parcão no turno da manhã e os alunos do 4º C e do 3º B, no turno da tarde. 








Depois de conhecerem um pouco mais sobre a história e os espaços do parque, os alunos foram lanchar em um espaço ao ar livre, cercado por uma mini-horta feita em pneus e canos. 




Em seguida observaram o açude com tartarugas e começaram a trilha em meio à vegetação nativa e exótica encontrada em boa parte do parque. Na trilha, a guia conversou com a turma sobre a vida na floresta para os animais conseguirem comida e a dificuldade em se distinguir plantas que poderiam ser usadas na alimentação e aquelas que poderiam fazer mal aos seres humanos primitivos. 




Além disso, também foi apontado outras usos para plantas, como as sementes de Urucum, encontradas no parque.

Foram momentos de muita aprendizagem. As pesquisas das turmas estão mais completas depois desses passeios, agora é só juntar tudo e seguirem para as ações!

Profª Daniela