Páginas do Blog

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

I Mostra de Arte Ecológica da EMEF Maria Quitéria

Tivemos um momento para a finalização do Projeto VIDAA, onde cada turma teve a tarefa de encontrar uma forma artística para apresentar os resultados de sua pesquisa. Para a Mostra, os trabalhos foram organizados por assunto, criando áreas temáticas para que a comunidade pudesse refletir sobre as possibilidades de uma vida mais sustentável.

ÁGUA - Nível 5 M, 2º A e 4º B

Inauguramos a nossa Cisterna para coleta de água da chuva (4º B), indicando para a comunidade os passos para a coleta de água da chuva nas residências.
As turmas falaram sobre as possibilidades de economia de água, principalmente nas atividades escolares que envolvem o uso desse importante recurso (2º A).
Para completar esse espaço, um rio de água transparente cheio de vegetação nas margens (Nível 5 M) foi apresentado com um terrário para que os visitantes compreendessem o ciclo da água no planeta.

LIXO - 5º B e 2º B 

Esse espaço foi composto pelo trabalho que representou a escola na Feira de Iniciação Científica e Tecnológica em setembro, onde foi apresentada uma pesquisa sobre a origem, utilização e correto descarte de resíduos e expostas as produções de oficinas de reutilização e reciclagem realizadas nos recreios (5º B), tinham brinquedos, latinhas, cesto e papel reciclado. Também foi exposto uma pesquisa que apresentava como a escola organiza o seu lixo (2º B), estimulando a correta separação em Recicáveis e Rejeito, para diminuir a poluição.

TROCA-TROCA - 3º C

Para estimular as compras responsáveis, diminuindo o lixo e os gastos, tivemos uma sala com objetos trazidos pelos alunos para trocas sustentáveis. Cada aluno participante podia escolher alguma coisa para levar para sua casa, finalizando a troca.

CASA ECOLÓGICA - 3º A

No centro da Mostra, se encontrava uma exposição com uma casa cheia de sugestões sustentáveis para transformar a nossa casa em um espaço de práticas ambientais, pensando no uso de energia, da água, dos alimentos, dos objetos e dos espaços internos e externos de uma casa. Essa escultura teve a função de integrar todos os outros espaços da Mostra.

PLANTAS - 1º A, 4º A e 4º C

Nesse espaço tivemos atividades mais interativas, com adoção de mudas de Pitanga (4º C) e de Mudas de temperos (4º A). Também tivemos um jogo para disseminar as informações sobre a importância das árvores e uma exposição de desenhos das árvores do pátio da escola (4º C). Além disso, Tivemos um cartaz sobre os canteiros floridos e sobre a horta doméstica.

AQUECIMENTO GLOBAL - 3º B

Para explicar sobre os efeitos da poluição no ar, a turma escreveu, produziu e estrelou uma apresentação teatral. Os alunos representantes contaram a história do desenvolvimento da pesquisa na peça, apontando o que podemos fazer no nosso dia a dia para minimizar essa poluição, contribuindo para um ar mais limpo.

ANIMAIS - 1º B e 5º A

As pesquisas sobre os animais levou para a comunidade uma reflexão sobre os cuidados necessários para os animais de estimação que fazem parte das famílias. Tivemos um vídeo sobre a situação dos animais de Novo Hamburgo (5º A) e a distribuição de um folder (1º B) sobre o Bem Estar Animal e a Guarda Resposnável.

ALIMENTAÇÃO - NÍVEL 5 T e 4º A

Para estimular uma alimentação mais saudável, tivemos a venda de lanches. Foi vendido um bolinho de banana feito com casca (Nível 5 T), entregue com a receita, pipoca e um chá de ervas plantas na horta da escola (4º A).

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Arte e Lixo: reutilização e reciclagem com criatividade – as aprendizagens do 5º B


Pensando em diminuir a poluição do nosso bairro, a turma realizou oficinas na escola para a reutilização e reciclagem de resíduos que iriam para o lixo. Através de uma pesquisa sobre os principais resíduos, a turma descobriu a história, a matéria-prima, a produção e o tempo de decomposição de vários materiais que vão para o lixo, mas que poderiam ser reaproveitados.



Primeiro a turma visitou a Central de Resíduos Sólidos da Roselândia para conhecer o caminho do lixo, depois de sair das nossas casas e da escola. Em seguida, tivemos uma palestra com a Gerente de Economia Solidária de Novo Hamburgo que nos trouxe possibilidades do uso de resíduos como matéria-prima para o artesanato. Para completar, vimos o filme “Lixo Extraordinário”.


A turma, então, se dividiu em grupos e a partir de um tipo de resíduo, cada grupo ficou responsável pela organização da sua oficina que foi oferecida em recreios do turno da manhã. Tivemos oficina de papel reciclado, de brinquedos de sucata, de puff de caixa de leite, de latinhas e cesto de rolinhos de jornal que contaram com a participação de alunos do nível 5 até o 5º ano.


O lixo é um problema relativamente recente. Há muito tempo o lixo era mais orgânico e seu descarte era mais simples. Com a industrialização, o destino do que sobra em nossas casas começou a complicar. O problema não é propriamente as características do lixo produzido hoje nos grandes centros urbanos, mas o destino dado a ele.


Pesquisa sobre os principais resíduos:

Cada família deve contribuir para diminuir a quantidade de lixo na cidade, Reduzindo sua produção de lixo, Reutilizando materiais e Reciclando os resíduos.

Para a separação doméstica do lixo a família deve deixar uma lixeira para o rejeito (lixo não reciclável) e uma para os resíduos (lixo reciclável), tanto na cozinha quanto no banheiro.

Plástico

Existem diversos tipos de plástico como o nylon, o poliéster, o silicone e o isopor.
Utilização: Brinquedos, sacolinhas, embalagens, utensílios, etc.
Descarte Correto: É preciso separar os plásticos com o lixo seco para evitar contaminação e ser enviado para a reciclagem.

Papel

É feito a partir do tronco de árvore moído.
Utilização: Em jornais, revistas e livros, em cadernos e folhas, como embalagens de papelão e papel higiênico.
Descarte Correto: se está sujo deve ser colocado no rejeito, se estiver limpo deve ser separado e enviado para reciclagem.

Metal

Existem diferentes tipos de rochas extraídas das rochas.
Utilização: Em embalagens, na construção de casas e em utensílios e aparelhos eletrônicos.
Descarte Correto: É preciso evitar a contaminação, separando as embalagens. Os aparelhos eletrônicos e pilhas devem ser entregues em locais que os desmontam para reutilizar as partes.

Vidro

A matéria-prima é a areia.
Utilização: Em embalagens, na construção de casas, em utensílios e objetos de decoração
Descarte Correto: É preciso separar e cuidar se estiver quebrado (dentro de garrafa Pet). Deve ser enviado para a reciclagem.

Orgânico

Podemos plantar (agricultura) ou criar (pecuária).
Utilização: Na alimentação.
Descarte Correto: As cascas e alimentos crus devem ser colocados para virarem adubo e os alimentos cozidos devem ser colocados no rejeito.

Animais: melhores amigos do ser humano – as aprendizagens do 5º A




Nesse semestre a turma aprendeu sobre questões relacionadas aos animais domésticos, a partir de uma pesquisa onde buscamos informações em sites, livros, revistas e jornais; procuramos observar os animais nas ruas no entorno da escola; e recebemos informações sobre os animais de Novo Hamburgo com o veterinário do Canil Municipal. Tudo isso para organizarmos um vídeo que procura conscientizar as pessoas da comunidade sobre os cuidados que os animais devem receber.


O vídeo foi produzido por toda a turma, que se dividiu em grupos para escrever as cenas, e começa com uma dramatização de uma adoção e abandono de um cachorro. Em seguida a turma apresenta as perguntas que foram elaboradas para a pesquisa realizada, depois são apresentados slides sobre diferentes tipos de domesticação de animais e as situações de maus tratos que eles passam. Então, os dados dos animais de Novo Hamburgo são apresentados através de um gráfico e antes do encerramento o vídeo traz informações sobre como os animais são inteligentes e tem sentimentos.


A turma espera que todos que assistirem o vídeo entendam que não devemos maltratar os animais pois eles são uma vida como nós, então quando uma família adota um animal de estimação deve oferecer todos os cuidados necessários para que ele seja feliz.

Pesquisando e Aprendendo sobre as Árvores: as aprendizagens do 4º C



Para identificar as árvores do pátio da escola, a turma precisou primeiro conhecer os tipos de plantas que existem e buscar informações sobre a importância das árvores na vida dos seres humanos. Hoje todas pessoas podem saber os nomes das árvores que estão no pátio da escola.



Com a visita do Felipe Scheid, que disse os nomes populares das árvores, a turma pesquisou os nomes científicos delas e preparou placas de identificação feitas com um papel reciclado plastificado. Além disso, alguns alunos usaram as fotos dessas árvores para mostrarem seus talentos no desenho. E, para finalizar, outro grupo ficou responsável pela produção de um jogo de tabuleiro que ajuda a valorizar e a cuidar das árvores.



O Jogo foi apresentado para a comunidade escolar, mas muitos alunos ainda podem se divertir enquanto aprendem mais sobre as árvores como seres vivos que precisam de cuidados.

Adoção de mudas de Pitanga na Mostra de Arte Ecológica


Regras para Adoção das Árvores:
  1. Escolha um lugar apropriado para uma árvore. Deve ter espaço para a raiz se desenvolver e precisa receber a luz solar. 
  2. Para melhor desenvolvimento da muda da árvore, mantenha o solo sempre úmido, regando quando necessário. 
  3. Para a árvore crescer reta, coloque um tutor (madeira de apoio). 
  4. Nunca faça a poda de uma árvore sem autorização. 
  5. Observe as flores e acompanhe o desenvolvimento dos frutos para colher. 
  6. Guarde as sementes para incentivar o plantio de novas árvores.

Economizando a Água para um Mundo Melhor: as aprendizagens do 4º B


Pensando em economizar água potável em alguns momentos do nosso dia a dia, a turma começou uma campanha para a construção de uma cisterna para coleta de água da chuva na escola. Com a ajuda da COMUSA, hoje temos uma cisterna de 200 litros na quadra da escola, que vai nos ajudar a economizar água para a limpeza, rega das plantas e lavagem dos resíduos como potes de iogurte.


A partir de uma pesquisa sobre o Rio dos Sinos, a turma percebeu que havia muita poluição nesse rio, que fornece a água para nossas torneiras. Na visita à COMUSA, conhecemos o tratamento que a água recebe antes de tomar banho, lavar as mãos, lavar roupa e até beber. Além disso, foi percebido que as famílias da comunidade não estavam usando a água corretamente, por isso muita água limpa acabava sendo desperdiçada.

Agora é preciso ensinar as pessoas da escola a usarem corretamente a cisterna e assim, poderemos ter a colaboração de todos para ajudar a preservar a água potável.


Para construir uma CISTERNA de COLETA da ÁGUA da CHUVA na sua casa:
  • É feito um desvio do cano que vem da calha, trazendo a água da chuva, que cai do telhado. 
  • Precisa de um filtro para essa água e um reservatório para a 1ª água da chuva, que é mais suja. 
  • O cano entra na cisterna e tem um buraco para a entrada da água da chuva dentro da bombona. 
  • É preciso proteger a cisterna quando a bombona enche, por isso o cano se prolonga, levando a água para fora. 
  • Colocamos uma pastilha de cloro em um potinho para manter a água limpa dentro da bombona. 
  • A torneira serve para o uso da água armazenada, é importante um suporte para erguer a bombona. 
  • A água coletada da chuva não é potável, mas serve para limpeza e rega de plantas, entre outros usos.

Horta Saudável: construindo uma alimentação melhor – as aprendizagens do 4º A



Pensando em ter uma alimentação saudável, a turma fez uma horta em um espaço da escola. Primeiro foi feita a limpeza do lugar, pois estava cheio de mato e lixo; depois a turma preparou a terra com esterco, serragem e folhas secas; e então foram plantadas mudas de alface, pepino e alguns temperos e chás como manjericão, poejo, sálvia, hortelã e melissa.

Para montar a horta, tivemos um encontro com a nutricionista do Posto de Saúde da Roselândia, que falou sobre os grupos de alimentos e as informações nutricionais de verduras, frutas e legumes. Essa palestra nos ajudou a escolher o que iriamos plantar. Também fomos ao Parcão NH e ao Centro de Educação Ambiental para conhecer como fazer uma horta, ganhamos várias mudas nesses locais para começarmos a nossa horta. Para completar, vimos o filme “O Veneno Está na Mesa II”, que falava sobre os perigos dos agrotóxicos e ensinava mais sobre como fazer uma horta orgânica.


Fizemos várias visitas a horta escolar para acompanhar o crescimento das plantas e para regar. Usamos água potável por algum tempo e depois passamos a usar água que sobrava do bebedouro, reutilizando uma água desperdiçada.

A turma passou a colaborar mais no projeto, oferecendo para a escola uma opção de alimentos mais saudáveis. Para o próximo ano, a turma pretende ampliar a horta com uma parceria com o Centro Comunitário Raio de Sol.

Guia da Mini-Horta MQ

1 – Preparar a terra: Fazer a compostagem, com camadas de folhas secas, esterco, cascas de restos de vegetais crus, pó de café, erva de chimarrão...

2 – Escolher o local: Pode ser um pedaço de terra no chão ou um vaso, mas precisa bater sol.

3 – Escolher as espécies vegetais: Observar as condições do local e tamanho disponível.

4 – Preparar as mudas: Por estaca ou semente. Pode comprar as mudas prontas.

5 – Plantar e manter as mudas: Regar, observar o sol e os insetos. Tirar folhas secas e ervas intrusas.

6 – Colheita: Acompanhar o crescimento e ir colhendo de acordo com o consumo.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Moradia, Compras e Aquecimento Global: as aprendizagens dos 3ºs anos

Os 3ºs anos desenvolveram projetos de pesquisa inovadores, que renderam momentos de muita aprendizagem no 2º semestre de 2014. Todos eles envolveram questões do dia a dia das pessoas que vivem nas cidades e apresentaram mudanças de atitude como a solução para problemáticas socioambientais que se misturam. 



O 3º A desenvolveu o projeto “Casa Ecológica: uma moradia sustentável para se viver”. Eles queriam identificar como deve ser uma casa sustentável. E fizeram uma Maquete de casa com dicas para deixá-la mais sustentável, além disso refletiram sobre o comportamento da família dentro de casa, pensando em diminuir o desperdício de água, energia, alimentos e objetos.

Acompanhe as dicas do 3º A para termos uma casa mais sustentável:
  • Instalar placa que transforma luz solar em energia elétrica. 
  • Colocar mais janelas para deixar a luz do sol entrar pelos cômodos. 
  • Coletar água da chuva. 
  • Manter horta orgânica no pátio ou em vasos. 
  • Manter uma área verde e florida. 
  • Ter espaço para sentar no pátio e aproveitar os dias de sol. 
  • Plantar árvores no pátio. 
  • Ter espaço para um animal de estimação. 
  • Economizar água no banheiro e na cozinha. 
  • Desligar a luz quando sair dos cômodos. 
  • Tirar os aparelhos da tomada quando não estiver sendo usado. 
  • Comprar e preparar os alimentos de acordo com o consumo da família. 
  • Separar o lixo em resíduos e rejeito. 
  • Reaproveitar materiais e consertar o que estragar antes de comprar um novo. 


O 3º B desenvolveu o projeto “Ar Limpo para uma Vida Melhor: combatendo o aquecimento global”. Eles queriam conhecer a poluição do ar e seus efeitos na natureza, buscando novas atitudes. E produziram uma Peça de teatro com reflexão sobre a poluição do ar e o aquecimento global. Eles escreveram o roteiro e ensaiaram a apresentação.

Acompanhe as dicas do 3º B para cuidar melhor do ar que respiramos:

POLUIÇÃO DO AR
A fumaça dos automóveis, das fábricas, das queimadas, do cigarro e da flatulência de bovinos geram o aumento do gás carbônico e do metano, causando um desequilíbrio na atmosfera.

AQUECIMENTO GLOBAL
O aumento dos gases do Efeito Estufa provoca um desequilíbrio na temperatura média do planeta, esquentando e esfriando regiões mais do que o normal.
Isso causa uma confusão nas estações do ano, no período de chuvas e seca e na vida de todos os seres do Planeta Terra.

MEIOS DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEIS
Os trens são meios de transporte mais sustentáveis, pois usam energia elétrica.
A bicicleta e a caminhada são as melhores opções de transporte a curtas distâncias.
AUMENTO DE ÁRVORES NOS AMBIENTES, pois elas limpam o ar, diminuindo os efeitos do Aquecimento Global.


O 3º C desenvolveu o projeto “Vamos comprar com responsabilidade: caminho para um mundo melhor”. Eles queriam conhecer a maneira que as pessoas compram para diminuir as compras desnecessárias. Para isso promoveram a atividade de Troca-troca solidário na escola.

Acompanhe as dicas do 3º C para diminuir as compras desnecessárias:

TROCAS SUSTENTÁVEIS
Oferecer o que temos de melhor, sem esperar recompensas.
Estamos sempre realizando trocas com todos ao nosso redor.

Objetivos:
  • Oferecer uma coisa que não quer mais; 
  • Receber algo que não temos; 
  • Levar para casa alguma coisa legal sem gastar ou produzir lixo. 

Medindo o consumo de água e a produção do lixo: as aprendizagens dos 2ºs anos

O 2º A e o 2º B se preocuparam com as atitudes dos alunos no dia a dia da escola em relação ao uso da água e à produção e separação de lixo. As turmas entrevistaram os alunos, as professoras e as funcionárias da escola, procurando refletir quais são as mudanças necessárias para evitar o desperdício e a poluição em relação ao ambiente escolar.



O 2º A desenvolveu o projeto “Cuidando da água na escola: uso consciente”. Eles queriam saber como os alunos usam a água em todos os lugares, para diminuir o desperdício. Para isso pensaram em meios de consumo consciente da água potável seja na escola ou na casa de cada um. Eles mediram a vazão nas torneiras e no bebedouro da escola e perceberam que o desperdício no bebedouro é muito grande, desde então eles mantém um balde no final do cano que joga a água que sobra do bebedouro, assim essa água pode ser usada para molhar as plantas da escola.

Acompanhem as dicas do 2º A:
  • No Bebedouro USE GARRAFINHA OU COPO, pois quando bebemos água sem copo ou garrafa por 1 minuto, estamos jogando 800 ml de água limpa no esgoto.
  • Na Escovação de Dentes FECHE A TORNEIRA, pois quando escovamos os dentes com a torneira aberta, por 1 minuto, estamos jogando 8 l de água limpa no esgoto.
  • Quando Lavar as Mãos FECHE A TORNEIRA, pois quando esfregamos as mãos com a torneira aberta, por 1 minuto, estamos jogando 8 l de água limpa no esgoto.
  • Ao usar o Vaso Sanitário PUXE A DESCARGA ATÉ O FINAL UMA VEZ E SOLTE, pois cada vez que puxamos a descarga estamos jogando 8 l de água limpa no esgoto.



O 2º B desenvolveu o projeto “Lugar de Lixo é no Lixo: cada tipo tem um lugar certo”. Eles queriam conhecer de onde vem o lixo e para onde ele vai, pensando em diminuir a quantidade de lixo do ambiente. Para isso, fizeram a descrição dos resíduos e refletiram sobre a correta separação do lixo para a reciclagem. Eles entrevistaram suas famílias e colegas de várias turmas da escola e observaram as lixeiras da escola, tanto as coloridas do pátio quanto as de rejeito nas salas.

Acompanhem as dicas do 2º B:
  • Quanto menos lixo sai de nossa casa menos poluição teremos no Planeta Terra. 
  • Existem dois tipos de lixo: Recicláveis, que devem ser limpos, separados e enviados para a central de resíduos sólidos; e o Rejeito, que é tudo que não pode ser reciclado e é enviado para o Aterro Sanitário. 
  • As pilhas e baterias poluem o solo e os rios com metais pesados e produtos químicos. 
  • Podemos guardar embalagens para reutilizar, pois assim evitamos comprar potes e diminuímos o lixo. 
  • Reutilizar – Aumenta a vida útil das embalagens. 
  • Reciclar – Economia a matéria-prima dos produtos, a água e a energia para produção. 
  • Reduzir – Diminui a destruição da natureza e a quantidade de lixo.

Água, Alimentação, Flores e Animais: as aprendizagens dos pequenos

Os alunos das turmas do Nível 5 e do 1º ano tiveram uma participação importante no 2º semestre do Projeto VIDAA. Eles fizeram suas pesquisas com curiosidade e atenção, mostrando que o ato de pesquisar deve ser estimulado desde cedo.




O Nível 5 da Manhã desenvolveu o projeto “O caminho da Água”. Eles queriam saber de onde vem e para onde vai a água e fizeram um terrário para mostrar o ciclo da água na natureza e representação de um rio vivo com um lindo cartaz.




O Nível 5 da Tarde desenvolveu o projeto “Receitas Gostosas e Saudáveis”. Eles queriam conhecer receitas gostosas para uma alimentação melhor. Eles selecionaram a receita de um bolo de banana com casca, farinha integral e açúcar mascavo para mostrar que ingredientes saudáveis também podem produzir comidas gostosas.




O 1º ano A desenvolveu o projeto “Canteiros Cheios de Vida para o Pátio da Escola”. Eles queriam ajudar as plantas a crescerem bonitas no pátio da escola. E fizeram um canteiro no pátio da escola com flores e folhagens e colocaram plaquinhas para estimular a construção de canteiros floridos em toda a comunidade da Roselândia.

Acompanhem as dicas do 1º A:
  • Para adubar a terra devemos fazer camadas com cascas de frutas ou legumes e folhas secas. 
  • As flores deixam o pátio da escola bonito, colorido e cheiroso. 
  • Cuidem das plantas. Elas precisam de sol, água e adubo. 
  • Plante flores no seu pátio também! 
  • Para as plantas viverem bonitas e crescerem fortes, devemos regá-la sempre e deixá-la em um lugar com sol. 


O 1º ano B desenvolveu o projeto “Quem Pesquisa Cuida Melhor dos Animais”. Eles queriam conhecer os animais do bairro e entender o que é preciso para eles viverem melhor. E fizeram uma História em quadrinhos da domesticação dos animais e folder sobre cuidados com os animais.

Acompanhem as dicas do 1º B:

5 Liberdades para o Bem Estar Animal

  • Livre de fome ou sede
  • Livre de doenças
  • Livre de desconforto
  • Livre para ser ele mesmo
  • Livre de medo e stress

Guarda Consciente:

  • Dinheiro para oferecer tudo que é preciso para o animal viver com saúde.
  • Tempo para tratar e brincar com os animais de estimação.
  • Amor para cuidar dos animais de estimação com carinho e dedicação.

Conhecendo a água de Novo Hamburgo


Os alunos do Nível 5 da manhã, do 2º ano A e do 4º ano B estiveram no pátio da COMUSA para conhecer o tratamento de água em Novo Hamburgo.



A água vem do Rio dos Sinos para a Estação de Tratamento

É acrescentado Tanino, que junta a sujeira da água, que em seguida é filtrada.


No decorrer do tratamento, é acrescentado cloro e flúor.


Eles também viram a cisterna que coleta água da chuva, instalada no pátio da COMUSA.


Foi um momento de muita aprendizagem, onde as turmas tiveram contato com os especialistas da água em Novo Hamburgo. Lá eles puderam conhecer mais sobre a água que chega nas torneiras das casas e da escola, refletindo sobre meios de economia para minimizar o desperdício.