Páginas do Blog

sábado, 2 de abril de 2016

Os novos passos do Projeto VIDAA: 2016 já começou com tudo!

Em 2016, o Projeto VIDAA estará presente no cotidiano das turmas da Faixa Etária 5 ao 2º ano. Dessa forma, as vivências para a Educação Ambiental também devem abordar as questões de alfabetização. Portanto, o processo de ecoalfabetização dos alunos estará no centro das ações desenvolvidas durante o ano letivo.

Para começar, será necessário retomar as aprendizagens nos anos anteriores, avançando nas discussões sobre como podemos cuidar melhor do nosso planeta começando pela nossa escola. Nos utilizaremos dos princípios da Carta da Terra, escrita ao longo da Eco 92, no Rio de Janeiro/RJ, e adaptada à uma linguagem própria para crianças pelo NAIA em 2003.


Antes da apresentação do livro, os alunos lembraram dos elementos necessários à vida, identificando que o AR, a ÁGUA, o ALIMENTO, a MORADIA e a LUZ DO SOL, somente são encontrados em conjunto no nosso Planeta Terra.

Nesse ponto, o livro Carta da Terra para Crianças é apresentado como o caminho que devemos seguir para mantermos e melhorarmos as condições de vida no Planeta Terra. Para completar, os alunos transformaram os princípios apresentados no livro em desenhos e tiveram a tarefa de levarem essa discussão para suas casas através de uma atividade escrita, que foram recolhidas para o planejamento dos próximos passos do projeto.

E assim, iniciamos mais uma caminha ao longo de um novo ano letivo cheio de possibilidades de aprendizagem!

Profª Daniela Menezes