Páginas do Blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

A Transformação do Ambiente


Tivemos mais um encontro do curso "Amigos da Água", oferecido pela COMUSA. Os alunos tiveram que dizer o que entendiam por Meio Ambiente. Só os elementos da natureza fazem parte do meio ambiente? Vejamos:



Os ambientes foram o resultado da dinâmica da natureza por bilhões de anos sem a presença do ser humano. Ali só existiam elementos naturais, como a água, o solo, o ar e seres vivos que vivem em equilibrio com a natureza, como animais e plantas.


 Mas a presença do ser humano começa a modificar esse ambiente. No lugar de animais e árvores, as pessoas começam a surgir. E com o ser humano, chegam construções, tomando o lugar dos elementos naturais, tentando domesticar toda a natureza.

Os alunos fizeram o mesmo movimento, em um painel cheio de árvores e animais, eles tiveram que ir inserindo imagens do ser humano. Para tanto, tiveram que tirar algumas árvores e animais. Em seguida, tiveram que inserir plantações, casas, ruas, veículos e outras construções... assim, mais ávores e mais animais firam sem espaço.




Então, aquele ambiente natural, passou a ser rural e depois urbano. Mas é o mesmo ambiente. A chegada do ser humano alterou significativamente as paisagens, criando um elemento cultural ao ambiente.


Esse foi o grande ensinamento desse encontro: Mesmo cheios de elementos humanos, construções e poluição, nossos ambientes são o que temos para viver. Por isso, devemos sempre cuidar do lugar onde estamos, seja no meio de uma trilha ou no centro de uma cidade, todos são parte da natureza, assim como nós!

Blocos feitos com o Papel Reciclado pelo Grupo

Cada participante personalizou a sua capa e ganhou uma pastinha.

terça-feira, 21 de março de 2017

Os Amigos da Água da EMEF Maria Quitéria: parceria com a COMUSA

O Bairro Roselândia está recebendo obras para melhoria do sistema de esgoto, onde a água usada no bairro receberá um tratamento antes de ser devolvida ao rio. 

Como parte dos trabalhos da COMUSA no bairro, o setor Sociambiental começou mais uma parceria com a escola. É o Curso Amigos da Água, onde alunos do 2º ao 5º ano vão aprender mais sobre como a água que usamos faz parte de um conjunto de elementos importantes para a manutenção da vida.


 Os grupos começaram com uma dinâmica onde cada um jogava um barbante para outro da roda. No final, tinham uma grande teia, onde cada ponto era importante para a manutenção do conjunto. Assim, puderam perceber que eles fazem parte de um conjunto e que devem encontrar estratégias para manterem a teia da vida em constante evolução.


 Mas as melhores aprendizagens vêm das trocas. Depois de receberem da Milena e da Tatiana da COMUSA, os alunos ensinaram uma técnica de reciclagem artesanal de papel para elas. As folhas recicladas farão parte da capa dos blocos, onde serão escritas todas as aprendizagens desse curso.


Cada aluno registrou suas percepções sobre o meio ambiente e sobre o bairro através de desenhos. A ideia é comparar essas ideias iniciais com aquelas que serão construídas até o final do curso.


Esse é apenas o início de uma linda caminhada com a maravilhosa parceria da COMUSA!

A Educação Ambiental Escolar em 2017: nova caminhada na EMEF Maria Quitéria

Continuamos com uma caminhada em direção a um mundo mais equilibrado entre os elementos da natureza e as marcas da passagem do ser humano pelo Planeta Terra.



Nesse ano letivo, não teremos Projeto VIDAA. Dessa forma, o professor titular de cada turma deve redobrar sua atenção sobre as questões referentes às ações humanas que preservem as condições paraa manutenção da vida no planeta. Porém, continuaremos com o trabalho dos Repórteres Ambientais Mirins!

Cada grupo tem o seu caderno personalizado, que receberão as ideias desses alunos especiais.


Eles estão se reunindo para planejar as ações coletivas de Educação Ambiental na escola. No primeiro encontro, esses alunos foram desafiados a observarem o pátio da escola, pensando no que a escola tem de bom e nas coisas que ainda podem ser melhoradas.