Entrevista para a Revista Educação Ambiental em Ação
Nessa entrevista, falo sobre as relações entre a EA e a pesquisa.
Conhecendo o Planeta Terra a partir do Espaço Sideral
Apresentação das experiências com o projeto no Fórum de Educação da Rede Municipal de Novo Hamburgo.
O Protagonismo do Educando diante das Demandas Socioambientais da Escola: a experiência de Educação Ambiental da EMEF Maria Quitéria
Trabalho de Conclusão da Especialização em Educação Ambiental pela FURG. No texto, uso a experiência realizada no Projeto VIDAA em 2015 como ponto de reflexão entre a legislação e a prática pedagógica para a EA, a partir da metodologia de ensino-aprendizagem pela pesquisa. Na experiência analisada, o protagonismo dos educandos está entre a reflexão científica e a expressão artística para a Educação Ambiental Escolar. Publicado na Revista Educação Ambiental em Ação.
Relatório: O Protagonismo do Educando diante das Demandas Socioambientais da Escola
Relatório final que analisa o projeto de ação do curso de especialização em Educação Ambiental pela FURG. No texto, analiso as ações das turmas de 4º e 5º ano no 3º trimestre de 2015, dentro do Projeto VIDAA.
Blog como Extensão da Sala de Aula: estreitando laços entre escola e comunidade
Trabalho de Conclusão da Especialização Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, pela UFSM, em 2014. No texto, apresento as relações entre o Blog e a aprendizagem significativa para os alunos, potencializada pela ampliação dos tempos e espaços escolares e do blog como um canal de comunicação da comunidade escolar.
Sustentabilidade da Sala de Aula: ressignificando o ensino de ciências nas séries iniciais através da Educação Ambiental
Trabalho de Conclusão da Especialização Educação: espaços e possibilidades da formação continuada, pelo IFSuL Pelotas, em 2014. No texto, apresento o potencial de projetos em EA para a construção de uma aprendizagem significativa para alunos das séries iniciais na área das ciências.
A Maria Quitéria do Rio Grande do Sul
Artigo publicado na Revista Fuzuê, editada pelo Instituto Maria Quitéria de Feira de Santana/BA, em 2012. No texto, apresento a EMEF Maria Quitéria, com seus desafios e potenciais, para esta comunidade baiana.
Em Busca de uma Escola Sustentável: caminhos da Educação Ambiental
Artigo publicado na Revista Agenda 21, editada pelo Consórcio Pró-Sinos, em 2011. No texto, apresento a construção do Projeto Escola Sustentável: ecolúdica e amiga da natureza.
Pedagogia do Teatro: formando cidadãos e ampliando saberes
Trabalho de conclusão da Licenciatura em Pedagogia pela UFRGS em 2008. No texto, defendo o teatro como agente integrador do currículo, usando a ideia da Pedagogia Mista (MORAIS e NEVES). Também aponto a importância da construção de uma cultura de auto-expressão por parte dos alunos para que eles assumam o papel de protagonistas de suas aprendizagens.
A Educação Ambiental deve estar em todos os cantos de todas as escolas. Além dos elementos da natureza - plantas, água, animais -, as marcas da cultura também devem ser parte das preocupações para a preservação do planeta. O consumo - de produtos e alimentos -, as relações entre as pessoas e as escolhas fazem parte das preocupações de alunos e professores, comprometidos com o futuro sustentável do Planeta Terra e das pessoas que o habitam. Responsável: Profª Daniela Menezes
quero estudar ciencias para analizar o comportamento humano , o psicologico os fundamentos da vida humana e porque existe humanos , tudos desde da antiguidade qual curso devo seguir
ResponderExcluirjohrane ( ana lucia machado domingues