Na EMEF Maria Quitéria, Roselândia - NH/RS, investimos em ações e
reflexões sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo mais
limpo, mais verde, mais bonito e mais humano. A partir de situações
presentes no cotidiano escolar, buscamos integrar o conhecimento e a
percepção, convidando toda a comunidade escolar a seguir os princípios
da educação ambiental em suas condutas, dentro e fora da escola.
Meus alunos do 4º ano seguem uma trajetória especial neste cenário, pois assumem todos os dias a função de multiplicadores de técnicas, dinâmicas e saberes fundamentais para a sustentabilidade do ambiente em que vivem. Em meio aos conteúdos exigidos para esta etapa escolar, vamos: estreitando o contato com plantas; utilizando resíduos secos como matéria-prima nas nossas atividades; conhecendo mais sobre os efeitos da ação humana sobre o mundo natural; e relacionando tudo isso com as pequenas e importantes mudanças de atitudes necessárias para que o nosso mundo seja melhor agora.
Entre as nossas ações, estamos estudando os diferentes resíduos produzidos atualmente, e o impacto ambiental do descarte incorreto dos mesmos. Para tanto visitaremos no dia 18/05 a Central de Resíduos da Roselândia, onde a cooperativa COOLABORE realiza a separação e o encaminhamento de muitos resíduos para a reciclagem. É de fundamental importância que os alunos percebam o reflexo de seus esforços para a coleta e adequada armazenagem de caixas de leite, garrafas pet, potes de iogurte e diversas outras embalagens, como fazemos em sala de aula, para a vida desses profissionais que prestam um serviço para a sociedade e para o meio ambiente.
Muito se fala sobre um futuro sustentável, onde a humanidade deve viver em equilíbrio com a natureza que a cerca. Na escola, precisamos formar novas gerações que respeitem todas as manifestações da vida, relacionando a sua própria existência com a manutenção dos recursos naturais que promovam sua subsistência e conforto aqui no planeta Terra.
Meus alunos do 4º ano seguem uma trajetória especial neste cenário, pois assumem todos os dias a função de multiplicadores de técnicas, dinâmicas e saberes fundamentais para a sustentabilidade do ambiente em que vivem. Em meio aos conteúdos exigidos para esta etapa escolar, vamos: estreitando o contato com plantas; utilizando resíduos secos como matéria-prima nas nossas atividades; conhecendo mais sobre os efeitos da ação humana sobre o mundo natural; e relacionando tudo isso com as pequenas e importantes mudanças de atitudes necessárias para que o nosso mundo seja melhor agora.
Entre as nossas ações, estamos estudando os diferentes resíduos produzidos atualmente, e o impacto ambiental do descarte incorreto dos mesmos. Para tanto visitaremos no dia 18/05 a Central de Resíduos da Roselândia, onde a cooperativa COOLABORE realiza a separação e o encaminhamento de muitos resíduos para a reciclagem. É de fundamental importância que os alunos percebam o reflexo de seus esforços para a coleta e adequada armazenagem de caixas de leite, garrafas pet, potes de iogurte e diversas outras embalagens, como fazemos em sala de aula, para a vida desses profissionais que prestam um serviço para a sociedade e para o meio ambiente.
Muito se fala sobre um futuro sustentável, onde a humanidade deve viver em equilíbrio com a natureza que a cerca. Na escola, precisamos formar novas gerações que respeitem todas as manifestações da vida, relacionando a sua própria existência com a manutenção dos recursos naturais que promovam sua subsistência e conforto aqui no planeta Terra.
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