Depois de estudarmos muito sobre os resíduos produzidos, sobre a importância da reciclagem e sobre como cada um de nós pode ajudar o meio ambiente, chegou a hora de compartilharmos com os colegas da escola tudo que aprendemos.
Na separação do lixo, nem tudo se resume a separar o que é SECO do que é ORGÂNICO. Existem diferentes materiais secos que não devem ser misturados e nem tudo que é orgânico pode ser reciclado.
Nas salas da escola temos lixeiras para o lixo SECO e para o lixo ORGÂNICO, mas existem vários tipos de resíduos que não devem ser colocados em nenhuma delas. Alguns contaminam o solo ou a água e por isso devem ter um descarte especial, como o óleo usado, baterias e pilhas, aparelhos eletrônicos, latas de tinta e lâmpadas. Outros não podem ser reciclados e não devem ser misturados com aqueles que podem ser reciclados, como papéis higiênicos usados, comida cozida e salgada.
Os jogos serviram para mostrar as diferenças entre os materiais e a importância da ação de cada um para a reciclagem virar uma realidade.
Depois de visitarmos a Central de Resíduos da Roselândia, entendemos que todos somos responsáveis pela reciclagem. Além de diminuir a poluição na natureza, fazer dos nossos resíduos a matéria prima de novos produtos economiza energia e promove uma vida mais sustentável.
Na nossa escola recebemos lixeiras coloridas para nos ajudar a separar corretamente os diferentes resíduos que produzimos todos os dias. Mas será que todos sabem o que pode e o que não pode ser reciclado?
Se o objetivo da separação do lixo é a reciclagem, então não podemos descartar o nosso lixo de qualquer jeito, ou o material não poderá ser usado pelas usinas de reciclagem.
Primeiro vamos relembrar o significado das cores das lixeiras:
MARROM = Orgânico
AZUL = Papel
VERMELHO = Plástico
VERDE = Vidro
AMARELO = Metal
Preparamos 2 jogos que ajudam a entender melhor como devemos separar o nosso lixo, depois de jogarmos um pouco na sala 5 decidimos levar os jogos para todas as turmas da escola.
Jogo 1: Acertar a Lixeira
Cada aluno da turma visitada recebeu cartões com nomes de resíduos, depois de pensar um pouco sobre a matéria-prima deste resíduo eles tinham que grudar na cor correspondente à lixeira correta.
Além de relacionar os resíduos com as lixeiras corretas, os alunos também exercitaram a leitura e descobriram aqueles resíduos que não podem ser reciclados ou devem ter um descarte especial.
2- Pega-pega do lixo:
Os alunos ganharam crachás coloridos com o nome de cada resíduo. 5 alunos seriam os catadores, representados pelas cores corretas das lixeiras. Cada catador só poderia pegar o colega com um crachá da mesma cor que o seu.
Os alunos do 4º B e do 4º C mostraram o que aprenderam e se divertiram com os colegas dos 1ºs, 2ºs, 3ºs anos e do 4º ano A. Eles visitaram suas antigas salas, suas professoras de anos anteriores e familiares que também estudam na escola. Foi um momento de integração e aprendizagem, pois eles quando ensinamos aprendemos, e por aprendermos estamos ensinando.
Veja todas as fotos da visitas em http://mariaquiterianainternet.blogspot.com.br/2012/08/jogos-para-reciclagem.html
Faça esta atividade também!
A Educação Ambiental deve estar em todos os cantos de todas as escolas. Além dos elementos da natureza - plantas, água, animais -, as marcas da cultura também devem ser parte das preocupações para a preservação do planeta. O consumo - de produtos e alimentos -, as relações entre as pessoas e as escolhas fazem parte das preocupações de alunos e professores, comprometidos com o futuro sustentável do Planeta Terra e das pessoas que o habitam. Responsável: Profª Daniela Menezes
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Olá Daniela! Tudo bem? Obrigada, por prestigiar o nosso blog. Hoje conversei com a Gerente de Educação Ambiental Professor Solange Manica e ela sugeriu o seu nome, para a realização de uma oficina com a minha turma e de outro colega, referente a marcadores de caderno. Existe esta disponibilidade? Vou contatar com sua escola. Parabéns, pelo belo trabalho que desenvolves. Fraterno abraço extensivo aos seus alunos e alunas, Ester.
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