Nem sempre o Planeta Terra foi do jeito que é hoje. Na verdade, todo o Universo está em constante evolução. Há quase 14 bilhões de anos, uma explosão seria a origem de tudo - o Big Bang - que espalhou poeira cósmica por todo o Universo. A partir daí a matéria presente nesta poeira cósmica foi se conectando e se transformando. O Sol e todas as outras estrelas foram criadas, assim como os planetas.
O Planeta Terra iniciou sua formação há mais de 4 bilhões de anos, unindo vários gases presentes no espaço. Primeiro, era uma bola bem quente, como o sol. Depois a atmosfera foi se resfriando, mas a crosta terrestre sofreu a ação intensa dos vulcões que foram construindo os continentes e liberando vapor d´água e outros gases para a atmosfera. Passou-se um período de muitas chuvas.
Aos poucos, um grande continente - a PANGÉIA - estava formado, as chuvas encheram os oceanos, a atmosfera estava cheia de oxigênio e a temperatura estava estabilizada. Estava formada a Biosfera, uma pequena camada do planeta que reúne a litosfera, formada pelas rochas das erupções vulcânicas, que se desmancharam em parte, compondo o solo; a hidrosfera, formada a partir das chuvas; e a atmosfera, formada pelos gases presentes no ar.
Nesta semana, os alunos da EMEF Maria Quitéria aprenderam mais sobre a biosfera. Os maiores do 4º e 5º ano puderam reforçar os conceitos estudados em uma cruzadinha e os alunos do 2º e 3º ano tiveram que encontrar as palavras-chave da aula em um caça palavras. Já os pequenos representaram esta parte da Terra em uma atividade onde puderam identificar cada parte e inserir os seres vivos nela.
Foi uma semana de muitas descobertas, em aulas com tecnologia e informações científicas.
Espero que os alunos tenham gostado!
Profª Daniela
Oi profª Daniela muito legal estudar os planetas.
ResponderExcluir