Páginas do Blog

sábado, 31 de maio de 2014

A Terra como Herança


Onde está o mundo que você sonhou pra mim?
Um mundo de paisagens, de águas transparentes
De animais contentes vivendo em harmonia.
Com flores, ar puro e um lindo amanhecer
Por que você deixou o mundo desaparecer?
Fumaça, barulho, destruição sem fim.

Faça aquele mundo pra você e para mim!
(O Mundo de Herança - Margareth Darezzo)


Vivemos em um mundo diferente do ideal. As transformações da paisagem da Terra reflete a destruição progressiva dos seus ambientes naturais.


Apesar de existirem vários grupos de seres vivos no nosso planeta, estudamos um pouco mais os dois grupos de seres vivos mais complexos que habitam os ambientes: Plantas e Animais.


As plantas são seres autótrofos, ou seja, produzem seu próprio alimento. Através da fotossíntese, a luz solar chega até as folhas cheias de clorofila que recebem água e gás carbônico e produzem glicose (alimento) e oxigênio. Por isso, além da importância das plantas na cadeia alimentar, elas também auxiliam na purificação dos gases poluentes do ar e na filtragem da água das chuvas, através de suas raízes no solo.

Os animais são divididos em duas categorias:

Invertebrados: aqueles que não possuem estrutura da coluna vertebral (insetos, aracnídeos, moluscos, crustáceos e vermes)


Vertebrados: aqueles que possuem coluna vertebral (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Os alunos menores fizeram seres vivos com massinha de modelar e ensaiaram a música "O Mundo de Herança", de Margareth Darezzo. Depois eles prepararam o Planeta Terra, com técnica de mosaico.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!