Todos os dias temos a possibilidade de escolher as opções que beneficiem um ambiente mais equilibrado social e ambientalmente. É o modo de vida das sociedades que causam os grandes e pequenos problemas que enfrentamos, portanto, quando pensamos em sustentabilidade, precisamos lembrar que a natureza e a cultura estão entrelaçados para o ser humano, então a busca de soluções para a superação de tudo que atrapalha o equilíbrio necessário para a manutenção da vida - humana e do resto da natureza - deve envolver as questões de ordem social e ambiental conjuntamente. Dessa forma, somos sustentáveis quando defendemos as minorias e a igualdade de direitos; quando denunciamos a injustiça; quando semeamos o amor e a paz; da mesma forma que promovemos a sustentabilidade quando cuidamos da água e do lixo; quando nos preocupamos com a alimentação e com o consumo.
Para promover a sustentabilidade, é preciso, acima de tudo, que as comunidades trabalhem em conjunto. A troca de informações, o debate democrático e a tolerância são ações tão sustentáveis quando a reutilização e a reciclagem. Apenas quando começamos a pensar coletivamente é que os efeitos das nossas ações se espalham por todo o planeta
Nesta semana, os alunos da EMEF Maria Quitéria vão conhecer o que é necessário para a sustentabilidade. Assim, poderemos refletirem juntos - de maneira crítica e criativa - buscando novas soluções para as velhas questões. A partir dos Indicadores de Sustentabilidade, criados pelo Coletivo Educador NH, eles vão refletir sobre seus hábitos e como eles se expressam no ambiente escolar. Como resultado, termos uma escola mais unida, mais cidadã, mais bonita... enfim, muito mais sustentável.
Profª Daniela
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!