A
curiosidade faz parte da rotina das crianças de todas as séries. Todos os
dias elas elaboram perguntas a partir do que observam nos ambientes
em que vivem. A partir dessas perguntas, as crianças começam a
construir suas respostas, organizando as informações que possuem
para explicar os fenômenos naturais e sociais que vivenciam.
Atualmente,
existem livros, jornais, sites e muitos outros materiais onde as
crianças podem ter acesso ao conhecimento produzido pela humanidade.
A partir das perguntas elaboradas, os pequenos podem buscar as
informações que precisam para obterem as respostas que desejam,
seja com a ajuda de algum adulto ou não. Para tanto, é preciso que
elas aprendam a usar as ferramentas que estão disponíveis.
Em
primeiro lugar, é fundamental que a curiosidade seja estimulada,
permitindo que surjam perguntas próprias, motivadas pela observação,
pela sensibilidade e pela história de vida de cada criança. Quando
os adultos – pais e professores – oferecem as respostas prontas,
a informação é recebida, mas a mesma perde parte do seu potencial
de desenvolvimento cognitivo, ou seja de aprendizagem significativa.
Quando
um professor usa a curiosidade natural da criança para que a mesma
aprenda mais, ele está promovendo a pesquisa. Pesquisar é o
resultado de elaborar perguntas e construir respostas próprias. Os
alunos precisam observar alguma situação proposta pelo professor,
utilizando-se de suas próprias vivências. Em seguida, após
levantar o que já sabem sobre o assunto, é momento de buscar
informações que os ajudarão a questionar suas próprias hipóteses,
para isso eles podem procurar em sites, através da inserção de
palavras-chave nos mecanismos de busca da internet; em jornais,
através da análise das manchetes e leitura das imagens; em livros
didáticos, buscando no sumário o assunto a ser pesquisado; em
livros literários, analisando o título da obra; e sempre podem
perguntar para alguém mais experiente, como pais, tios, avós,
primos ou irmãos mais velhos, em uma conversa familiar.
A
pesquisa deve, inicialmente, aumentar as dúvidas do aluno, refinando
sua pergunta inicial. Depois do contato com os diversos materiais, os
alunos precisam confrontar as informações entre si e com suas
aprendizagens anteriores. O registro do processo de pesquisa é muito
importante para essa etapa, onde se começa a organizar as conclusões
sobre tudo que foi pesquisado.
Portanto,
pesquisa é um ato presente na vida das pessoas e deve ser uma
prática realizada dentro e fora da escola, que começa sempre com
uma dúvida, uma pergunta, uma ideia, fruto da curiosidade.
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