Em seguida, foi preciso distribuir os eixos entre as turmas, para que todos fossem explorados, resultando em importantes aprendizagens para a escola. As turmas expressaram que o sorteio seria o mais justo, pois as últimas turmas ficaram com menos opções de escolha.
Representantes de cada turma se reuniram para a realização do sorteio.
O 3º ano A sorteou o eixo Resíduos.
O 3º ano B ficou com o eixo Mobilidade.
O 5º ano A recebeu o eixo Energia.
E o 5º ano B ficou com o eixo Água.
Com os eixos distribuídos, é momento de escrever o Projeto de Pesquisa. Para tanto, montamos grupos de trabalho, onde os alunos se distribuíram misturando meninos e meninas e destacando os colegas que são considerados bons alunos pela turma. Cada turma montou seus 6 grupos de trabalho e começaram a escrita dos projetos através de fichas onde todos refletiram sobre os objetivos do projeto e depois cada grupo ficou responsável pela escrita do restante do projeto, também com fichas para a escrita da justificativa, da metodologia e da avaliação, que devem fazer parte de um projeto de pesquisa científica.
Continuaremos divulgando os passos de cada projeto desenvolvido, acompanhando as ações realizadas no Projeto VIDAA.
Para saber mais sobre a metodologia de ensino-aprendizagem pela pesquisa com as Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!