A metodologia de Ensino-Aprendizagem pela Pesquisa pode ser vivenciada de diferentes maneiras na sala de aula. Por um lado, a postura exigida dos alunos em cada aula é uma forma de expressar esta metodologia. Quando as aulas valorizam os questionamentos e a aprendizagem é uma consequência das construções coletivas realizadas, as aulas se tornam possibilidade de descobrir o que ainda não se sabe.
Porém, a pesquisa pode ser apresentada aos alunos do 3º ano a partir dos passos que os adultos já fazem na universidade. Então, continuando com as descobertas sobre nosso lindo planeta azul, os alunos participaram de outro projeto como um desdobramento do projeto de astronomia, realizado no 1º trimestre.
Os alunos do 3º A e do 3º B formaram grupos de pesquisa. A organização dos grupos começou com 13 bons alunos, eleitos pelas turmas. A partir desses alunos, os grupos foram formados pensando em como todos poderiam se ajudar, seguindo os passos da pesquisa científica. Os grupos se encontraram 1 ou 2 vezes por semana, durante o mês de junho de 2016. As turmas eram reorganizadas, juntando os grupos sob a orientação de uma das professoras titulares das mesmas.
Para inspirar os alunos, eles assistiram às professoras em uma leitura dramatizada de uma poesia que fala sobre como o Planeta Terra ficou doente e o que podemos fazer para melhorar a situação do planeta. Todos os grupos tiveram a tarefa de escolherem um assunto relacionado ao nosso planeta para pesquisarem. Os assuntos foram variados, concentrados nas seguintes temáticas: Água, Animais, Plantas e Alimentação.
Cada grupo, então, seguiu as etapas abaixo, organizando seus projetos:
Atividade | Descrição |
Projeto do grupo |
Escrita
coletiva de uma estrutura de Projeto de Pesquisa, adaptada às
potencialidades e limites da faixa etária atendida.
|
Perguntas científicas |
Elaboração
de perguntas-chave da pesquisa, relacionadas ao projeto escrito.
|
Levantamento de Dados |
Coleta
de materiais que visem a construção coletiva das respostas às
perguntas elaboradas. Através de leituras, observações,
entrevistas, debates e outros, os alunos vão compor suas ideias
sobre a temática pesquisada.
|
Tratamento da Informação |
Organização
das informações alcançadas pelos grupos através do registro e
da organização oral do grupo.
|
Apresentação da pesquisa |
Cada
grupo vai compartilhar suas descobertas com os colegas,
utilizando-se da oralidade e de materiais produzidos para este
fim.
|
Relatório de Pesquisa |
Texto
com as descobertas de cada grupo.
|
Cada etapa produziu registros escritos que foram reunidos no envelope do grupo. A cada encontro, os envelopes eram consultados pelo grupo, em uma caminhada onde cada grupo avançava nas aprendizagens propostas pelos seus projetos.
Animais em Extinção
Água
Plantas Aquáticas
Alimentação
Zoológico
Árvores
Pinguins
Flores
Desmatamento
Água
Animais Aquáticos
Alimentação
Animais da Noite
A apresentação dos projetos foi realizada com a presença da Coordenadora da escola. Cada grupo preparou um cartaz com suas aprendizagens, realizando uma auto-avaliação de seus projetos.
Juntamos os projetos por área e eles todos foram apresentados na Feira Científica da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!