Para levar os alunos da EMEF Maria Quitéria a um passeio pelo mundo das constelações, precisamos aceitar o convite de Olavo Bilac para "ouvir estrelas". Assim, começamos a observar constelações idealizadas pelos antigos, que se utilizavam delas como ponto de referência para a localização e passagem do tempo. Percorremos algumas constelações até encontramos as famosas "Três Marias". Os alunos ficaram assombrados em perceber Constelação de Órion com seus significados mitológicos.
Para registrar este momento, os pequenos enfeitaram estrelas individuais com cola colorida e missangas. Cada um deu seu toque especial à sua estrela.
Os alunos do 2º e 3º ano foram desafiados a identificar as constelações de Órion e Cão Maior em um mapa celeste retirado do software Stellarium. Já os maiores do 4º e 5º anos tiveram uma atividade preparatória para a Olimpíada Brasileira de Astronomia com a tarefa de percorrerem o céu do Oeste no outono e identificarem várias estrelas ao redor de Órion, como Aldebaram (Taurus) e Sírius (Cão Maior).
Para finalizar as aulas, cada turma se emprenhou em preparar uma parte de um painel cheio de estrelas que representará as Constelações da EMEF Maria Quitéria. Usando botões com brilho, os alunos distribuíram suas estrelas no "espaço", formando imagens da ligação destas e até inventando histórias sobre estas constelações relacionadas à história da nossa escola.
Cada aluno é uma estrela no céu da EMEF Maria Quitéria, pois são todos iluminados e importantes para a nossa escola. Que o brilho de cada um deles possa se espalhar pelo bairro, em uma constelação que se une por laços de aprendizagem e vida.
Beijos astronômicos para todos!
Profª Daniela
Parabéns eplo seu lindo e iluminado trabalho! Abraços Adriana Backes
ResponderExcluirO projeto vida ensina muitas coisas principalmente para preserva o meio ambiente. Jonatas - 4ºC
ResponderExcluir