Páginas do Blog

Projetos

Projetos 2016

Projeto VIDAA
Nesse ano letivo, o Projeto envolverá alunos da FE 5 anos ao 2º ano, por isso se ocupará de questões de alfabetização enquanto promove vivências de ecoalfabetização. Além disso, as famílias serão envolvidas nas atividades, procurando melhorar as condições socioambientais do bairro. Para tanto, o diálogo será valorizado em atividades interdisciplinares que envolverão a ciência e a arte expressos nas diferentes linguagens.

Conhecendo o Planeta Terra a partir da Pesquisa
Iniciando o 2º trimestre, os 3ºs anos se voltarão para o Planeta Terra. Refletindo sobre questões relacionadas à vida, sua manutenção e desafios, os alunos se organizarão em grupos para construírem coletivamente projetos de pesquisa científica.

Conhecendo o Planeta Terra a partir do Espaço Sideral
No 1º trimestre, os 3ºs anos entrarão em contato com a Astronomia. Seguindo o caminho do pensamento científico, da lógica e das linguagens, os alunos compreenderão como nosso pequeno planeta azul é lindo e único nesse universo.

Projetos 2015

Projeto VIDAA
Nessa nova versão do Projeto, que cobrirá a hora-atividade dos professores titulares do turno da manhã, as turmas construirão novos projetos de pesquisa a partir da participação no Projeto AES Sul - Educar para Transformar, que contou com a integração entre ciência e arte para a Educação Ambiental através dos eixos: água, mobilidade, resíduos e energia. Os alunos seguirão os passos vivenciados no ano anterior, buscando uma produção mais autoral.

Conselho de Alunos MQ
Nesse projeto, os alunos terão espaço para assumirem o protagonismo diante de questões relativas ao dia a dia da escola. Cada turma terá seus representantes e uma vez por mês esses alunos se reunião para apresentarem as ideias de suas turmas sobre assuntos como o recreio, o lixo, a água, a alimentação, as comemorações, entre outros.

Repórteres Ambientais Mirins MQ
Esse projeto, paralelo ao Projeto VIDAA, reúne alunos de séries diferentes que atuam nas ações de Educação Ambiental da escola. Os alunos participantes do grupo se tornam referência para os demais alunos da escola e para professores.

Projetos 2014

Projeto VIDAA
Nesse projeto, que cobrirá a hora-atividade dos professores titulares, todas as turmas da escola terão um momento semanal para vivenciarem a relação entre a arte e a ciência, visando a formação ambiental. Unindo a experimentação e a pesquisa, os alunos vão refletir sobre o ambiente em que vivem enquanto produzem materiais para serem divulgados dentro da comunidade escolar, buscando, assim, um desenvolvimento crítico e criativo ao longo do ano letivo.

Protagonismo dos Educandos diante das Demandas Socioambientais da Escola
Projeto de Pesquisa para a conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental, oferecido pela FURG. Parte do Projeto VIDAA.

Blog como Extensão da Sala de Aula
Projeto de Pesquisa para conclusão do Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, oferecido pela UFSM. Parte do Projeto VIDAA.

Projetos 2013

Sustentabilidade da Sala de Aula: inserindo as ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Projeto de Pesquisa para a conclusão do Curso de Especialização Educação: espaços e possibilidades da formação continuada, oferecido pelo IFSul Pelotas.

Escola Sustentável: ecolúdica e amiga da natureza
Projeto da escola, vigente desde 2011, onde todas as turmas promovem práticas de Educação Ambiental em busca da formação de uma nova geração mais preocupada com o meio ambiente.

Projetos 2012

Sustentabilidade da Sala de Aula
Projeto-Base que organiza o ano letivo de 2012. Toda a organização dos conteúdos mínimos exigidos para o 4º ano serão apresentados sob esta perspectiva.

Por Trás do Céu Azul de Novo Hamburgo
Partindo do espaço, este projeto do 1º trimestre de 2012 relaciona a vida existente no planeta Terra com as características astronômicas do nosso sistema solar. Aos poucos, chegamos à cidade em que vivemos.

Entre a Arte e a Ciência na Sustentabilidade
Da cidade onde vivemos vamos expandir nosso olhar para as manifestações científicas e artística presentes na história da humanidade planetária. Neste 2º trimestre de 2012, os alunos serão desafiados a superarem suas diferenças em grupos de trabalho.

Cidadania Sustentável: superando a cultura do consumo
Para exercermos a cidadania, devemos escolher uma conduta que reflita uma preocupação em expressar, através de pensamentos, palavras e ações, o melhor de cada um de nós para o benefício de toda a sociedade. No 3º trimestre de 2012, vamos refletir sobre as leis - com direitos e deveres dos brasileiros - e a relação entre o uso social dos tributos e as pequenas ações humanas.

Um Livro por Aluno - ULA
Este projeto paralelo tem a preocupação de desenvolver o pensamento reflexivo através da leitura de uma obra literária completa e seu devido registro.

Plano de Estudos do 4º Ano


2 comentários:

  1. Oi, Dani !
    Parabéns pelo blog e pela temática universal: sustentabilidade. Trabalhar esse tema em todos os níveis de escolaridade é muito importante para garantirmos que as gerações futuras possam continuar a desfrutar do que a natureza generosamente nos oferece.
    Aproveito para deixar um forte abraço para a turminha linda da Maria Quitéria. Parabéns a todos os Repórteres Ambientais Mirins na EMEF Maria Quitéria !

    http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/

    Claudia Martins/Salvador, Bahia

    ResponderExcluir
  2. De Luis para Daniela: Obrigado por vir aqui na nossa escola. Gostei de você porque nos ensinou a fazer papel reciclado.

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!