Páginas do Blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aprendendo com a Arte e a Ciência da Sustentabilidade - Projeto AESSul

A arte é a ciência em movimento. A beleza do conhecimento foi apresentada pelo projeto AESSul na Comunidade: Educar para Transformar.

Os alunos puderam se encantar e aprender com teatro, vídeos, músicas, imagens e experimentos.




No Ginásio do Rincão, iniciamos nosso passeio entre a arte e a ciência com uma apresentação do Teatro Multimídia: um palco enorme recebia atores com máscaras representando a população do planeta Terra, nossas dinâmicas cotidianas, nossas fábricas, nossas tristezas e a possibilidade de um novo mundo a partir de pequenas mudanças em cada um de nós. Enquanto a história do ET perdido na Terra era contada, telões anunciavam dados e imagens importantes sobre a situação do planeta a partir das consequências dos atos humanos.








Foi um momento para refletirmos sobre a vida que temos e a contribuição de cada um para deixarmos nosso planeta mais sustentável. Será que precisamos mesmo da chegada de um extraterrestre para nos mostrar que podemos mudar para melhor?

Depois da arte com ciência, tivemos a ciência com arte: O Espaço da Ciência!





Lá vimos os 4 Eixos Temáticos apresentados em experimentos coloridos e interativos que nos mostravam as consequências das nossas ações para a natureza.

1 - Água:



O planeta Terra tem tanta água, que o reflexo do céu nela faz do nosso planeta no espaço um "planeta azul", como disse o astronauta Yuri Gagarin. Porém dessa água pouco podemos usar em nosso cotidiano. A maior parte é de água salgada, e grande parte da água potável está nas geleiras ou nos lençóis freáticos (subterrânea), restando apenas uma tampinha (0,3%) da PET gigante que foi mostrada no evento.
Para compreendermos melhor este precioso recurso natural, vimos também o Ciclo Hidrológico da água em um painel transparente. Ali entendemos que é preciso preservar o ar e a terra também para termos sempre água limpa para o nosso consumo.

2- Lixo:



Os resíduos produzidos pela humanidade são resultado do nosso modo de vida consumista. Todos queremos viver com conforto, mas devemos sempre evitar o desperdício e procurar ter hábitos que minimizem os efeitos do lixo que produzimos. Para isso, precisamos pensar sempre em separar corretamente o  nosso lixo, enviando para a reciclagem o máximo de materiais possível.
A questão do destino do nosso lixo está em grande discussão na atualidade. Existem leis que pretendem exigir que todas as cidades preparem o solo com mantas asfálticas e tubulação para o CHORUME (líquido resultante da decomposição) e para o METANO (gás liberado pela decomposição), estes são os Aterros Sanitários, que, diferentemente dos Lixões, não contaminam o solo ou os lençóis freáticos.

3 - Mobilidade Urbana:



O transporte nas cidades envolve várias coisas relacionadas à sustentabilidade. Ao escolhermos como vamos nos mover de um local para outro, devemos nos preocupar com o gasto de energia, de tempo, de dinheiro e a poluição causada pelo veículo escolhido.
Quanto mais pudermos caminhar ou andar de bicicleta melhor, pois além de ser de graça e de mantermos a saúde ainda estamos evitando a emissão de gases poluentes no ar que respiramos. Se a distância for muito grande, devemos preferir transportes coletivos que sejam menos poluentes como o metrô. De carro, só quando não tiver outro jeito. Veja na tabela acima a relação entre o gasto dos diferentes meios de transporte em um percurso de 100 km e compare.

4- Energia:


Foi a parte que os alunos mais gostaram, ali vimos como os pólos magnéticos iguais se repelem e como os polos diferentes se atraem, conduzindo a energia.


Para finalizar, conhecemos 3 fontes de energia: a térmica, a hidrelétrica e a eólica. Destas, a eólica é a mais sustentável pois não depende da queima, como a térmica e nem destrói ecossistemas, como a hidrelétrica.



Na saída do "Espaço Ciência" tinham puffs de Pneus e um mural para recados. Os alunos experimentaram os puffs, deram entrevistas e escreveram mensagens. Enfim, fizeram bonito lá no ginásio, representando muito bem o projeto da escola e o bairro Roselândia!

Foi uma manhã divertida e maravilhosa que terminou com um delicioso cachorro-quente, marcando o final de um semestre letivo cheio de aprendizagens. Que venha o próximo!

10 comentários:

  1. Nos achamos o passeio muito legal e divertido porque nos olhemos uma pesa de tiato. Debora e Davi.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito divertido aprendemos muitas coisas,vimos muitas coisas diferentes.
    Giovana e Sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi um momento para refletir a nosa vida que temos na terra Edilson e Gustavo

      Excluir
  3. Nos gostamos muito do teatro por que aprendemos muito mais a reciclar.

    cindy e kemily.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei muito o nosso passeio achei o teatro muito legal e muito inportante Cassiane e José.

    ResponderExcluir
  5. Adoremos as postagens pena que não pude ir au passeio mas aposto que foi muito divertido Luiza e Elias

    ResponderExcluir
  6. A NOSSA TURMA 4º ANO C FES UM PASSEIO ATÉ O GINASIO RICÃO LA TEVE TEATRO OS ETS VIERAM AO PLANETA TERRA E FALARAM QUE ERA MUITA SUGERA A GENTE APRENDEU QUE NÃO DEVEMOS JOGAR LIXO NAS RUAS E NEM NOS RIOS E NEM GASTAR ENERGIA.
    ISABELA E GUILHERME

    ResponderExcluir
  7. No progeto AESsul nos aprendemos muimtas coisas importamtes para o nosso Planeta. EMILY E GABRIELLI

    ResponderExcluir
  8. Sora te adoro muinto sei que asvezes voce
    ficaos chateada com nós alunos mas nofundo a gente te adora.Stephanie soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigamos com aqueles que queremos bem, porque nos importamos... Adoro cada um de vocês!

      Excluir

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!