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quinta-feira, 1 de maio de 2014

Olhando para o lado de fora da Terra para entender melhor o que acontece dentro dela

Nesta semana as turmas conheceram mais sobre os 3 principais movimentos que relacionam o Planeta Terra, a Lua e o Sol. Nestas aulas, os alunos tinham que mostrar o que sabiam sobre os movimentos para depois corrigirem seus conhecimentos, organizando sua aprendizagem.



No início, os alunos puderam falar como acham que se posicionam o Sol, a Terra e a Lua para ocorrerem os fenômenos do Dia e Noite, Fases da Lua e Estações do Ano. Todas as turmas identificaram que o Sol é uma estrela, e por isso, fica parada emitindo brilho e calor para a Terra e para a Lua. A maioria apontou que a Terra gira ao redor do Sol, e alguns que a Terra gira ao redor de si mesma. Mas os alunos tiveram dificuldade em posicionar a Lua neste conjunto.

Grupo do 3º B explicando os movimentos

Grupo do 4º A explicando os movimentos

Tivemos o Planetário de Mesa, através do Programa Mais Educação, que nos ajudou a compreender melhor os jogo de luz e sombra que ocorre no espaço enquanto a Terra e a Lua se movimentam em relação ao Sol.

Turma 1º B aprendendo sobre os movimentos da Terra e da Lua


1º B manipulando o Planetário de Mesa

Com os diferentes anos, a quantidade de informações e as exigências de registro foram variando. Os pequenos do Nível 5 filmaram suas explicações e os do 1º ano também desenharam um esquema que explica os movimentos. Os alunos do 2º anotaram em seus blocos a relação entre os movimentos e os fenômenos e os do 3º ano também tiveram que anotar a descrição dos movimentos. Já os alunos dos 4ºs e 5ºs anos foram registrando durante as explicações e tiveram a tarefa de responder por que cada movimento promovia cada fenômeno. Assim, todos os alunos tiveram uma importante experiência de pesquisa, onde puderam refletir sobre o que já sabiam, receber informações novas e organiza-las da sua maneira, seja escrevendo ou falando sobre elas.







Como conclusão das aulas nesta semana chegamos às seguintes aprendizagens:

A Rotação é o giro que o Planeta Terra dá ao redor de seu eixo de oeste para leste, ou seja, ao redor de si mesmo. Esse movimento dura 24h, ou 1 dia e por isso, o planeta está dividido em 24 fusos horários para cada dia. Desta forma, temos como consequência o dia e a noite. De dia, vemos o sol se movimentando no céu de leste para oeste e de noite vemos a lua e as estrelas.

A Revolução da Lua é o giro que a Lua dá ao redor da Terra e dura 28 dias e os antigos usavam este período para marcar um mês, porém como ficavam dias faltando para completar o ano, os meses passaram a ter quantidades de dias diferentes. Na medida em que vai girando, vemos uma parte do reflexo da luz no sol na lua, que forma diferentes desenhos no céu noturno. Pode ser só a sombra (Nova), um risco que vai crescendo na forma da letra C (Crescente), um círculo bem brilhante (Cheia) ou a sombra que vai diminuindo o círculo até ficar como um sorriso no céu (Minguante), que são as fases da lua.

Para poder entender melhor as fases da lua, pode-se fazer um experimento bem simples: pegue uma fruta redonda ou uma bola pequena e segure-a com uma das mãos erguida para a direção do sol. Você vai perceber que não se vê o reflexo da luz do sol no seu objeto redondo, esta é a Lua Nova. Se você girar  o seu corpo 90º, mantendo a posição da "lua" para a direita, o sol vai bater nela de lado e você vai perceber uma parte na sombra e uma parte sendo iluminada, é a Lua Crescente. Girando novamente 90º à direita, você estará de costas para o sol e o seu objeto redondo que representa a lua estará de frente para o sol, assim você verá que ele está todo iluminado, esta é a Lua Cheia. 

A Traslação é o giro do Planeta Terra ao redor do Sol, que dura 365 dias e 6 horas, ou, 1 ano. Como o planeta tem uma inclinação em seu eixo de aproximadamente 23º, os hemisférios Norte e Sul recebem diferentes quantidades de luz solar e calor durante este movimento. Em janeiro, o sul está voltado para o sol, desta forma recebe mais luz e calor, caracterizando o verão. Em março, o planeta em movimento chega a um ponto onde norte e sul recebem a mesma quantidade de luz, é o equinócio, que representa o outono para o sul. Em junho, é o norte que está voltado para o sol, por isso é inverno no sul. Em setembro, o planeta volta a uma posição de equilíbrio, ou seja, primavera no sul. Para completar o ano, o planeta volta à posição inicial e começa um novo ano com todas as estações do ano. Ainda em função da inclinação do eixo do planeta, a situação se mostra invertida em relação ao hemisfério norte, ou seja, sempre é uma estação do ano no sul, no norte é a estão inversa: verão/inverno ou primavera/outono.

Mas as estações do ano não são iguais em todas as partes do planeta. Todos os países que ficam próximos à linha do equador (meio do planeta), como a maior parte do Brasil, recebem bastante luz e calor durante o ano todo, por isso não há tanta diferença entre o verão e o inverno, sendo calor o ano todo. Já as regiões mais próximas ao pólo sul ou pólo norte só recebem luz no verão e neste período o sol não se põe, promovendo o fenômeno do "sol da meia noite", porém no inverno há meses de escuridão total, mas essas regiões são pouco habitadas pelo ser humano.


Tivemos, portanto, muitas informações e aprendizagens nesta semana, o que ajudou aos alunos entenderem melhor o que acontece no nosso planeta. Para cuidar é preciso conhecer!

Profª Daniela




Um comentário:

  1. Acho muito legal que seja despertado nos alunos o gosto pela ciência e pela pesquisa desde cedo! Imagino que não seja fácil mesmo atender faixas etárias tão diferentes mas, com certeza, está fazendo um ótimo trabalho!

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