Páginas do Blog

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Arte e Lixo: reutilização e reciclagem com criatividade – as aprendizagens do 5º B


Pensando em diminuir a poluição do nosso bairro, a turma realizou oficinas na escola para a reutilização e reciclagem de resíduos que iriam para o lixo. Através de uma pesquisa sobre os principais resíduos, a turma descobriu a história, a matéria-prima, a produção e o tempo de decomposição de vários materiais que vão para o lixo, mas que poderiam ser reaproveitados.



Primeiro a turma visitou a Central de Resíduos Sólidos da Roselândia para conhecer o caminho do lixo, depois de sair das nossas casas e da escola. Em seguida, tivemos uma palestra com a Gerente de Economia Solidária de Novo Hamburgo que nos trouxe possibilidades do uso de resíduos como matéria-prima para o artesanato. Para completar, vimos o filme “Lixo Extraordinário”.


A turma, então, se dividiu em grupos e a partir de um tipo de resíduo, cada grupo ficou responsável pela organização da sua oficina que foi oferecida em recreios do turno da manhã. Tivemos oficina de papel reciclado, de brinquedos de sucata, de puff de caixa de leite, de latinhas e cesto de rolinhos de jornal que contaram com a participação de alunos do nível 5 até o 5º ano.


O lixo é um problema relativamente recente. Há muito tempo o lixo era mais orgânico e seu descarte era mais simples. Com a industrialização, o destino do que sobra em nossas casas começou a complicar. O problema não é propriamente as características do lixo produzido hoje nos grandes centros urbanos, mas o destino dado a ele.


Pesquisa sobre os principais resíduos:

Cada família deve contribuir para diminuir a quantidade de lixo na cidade, Reduzindo sua produção de lixo, Reutilizando materiais e Reciclando os resíduos.

Para a separação doméstica do lixo a família deve deixar uma lixeira para o rejeito (lixo não reciclável) e uma para os resíduos (lixo reciclável), tanto na cozinha quanto no banheiro.

Plástico

Existem diversos tipos de plástico como o nylon, o poliéster, o silicone e o isopor.
Utilização: Brinquedos, sacolinhas, embalagens, utensílios, etc.
Descarte Correto: É preciso separar os plásticos com o lixo seco para evitar contaminação e ser enviado para a reciclagem.

Papel

É feito a partir do tronco de árvore moído.
Utilização: Em jornais, revistas e livros, em cadernos e folhas, como embalagens de papelão e papel higiênico.
Descarte Correto: se está sujo deve ser colocado no rejeito, se estiver limpo deve ser separado e enviado para reciclagem.

Metal

Existem diferentes tipos de rochas extraídas das rochas.
Utilização: Em embalagens, na construção de casas e em utensílios e aparelhos eletrônicos.
Descarte Correto: É preciso evitar a contaminação, separando as embalagens. Os aparelhos eletrônicos e pilhas devem ser entregues em locais que os desmontam para reutilizar as partes.

Vidro

A matéria-prima é a areia.
Utilização: Em embalagens, na construção de casas, em utensílios e objetos de decoração
Descarte Correto: É preciso separar e cuidar se estiver quebrado (dentro de garrafa Pet). Deve ser enviado para a reciclagem.

Orgânico

Podemos plantar (agricultura) ou criar (pecuária).
Utilização: Na alimentação.
Descarte Correto: As cascas e alimentos crus devem ser colocados para virarem adubo e os alimentos cozidos devem ser colocados no rejeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!