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terça-feira, 31 de março de 2015

Quando os alunos assumem seu protagonismo na escola

Representantes de turmas e Repórteres Ambientais Mirins estiveram reunidos na última segunda-feira de março para iniciarem os trabalhos do Conselho de Alunos MQ. Nesse mês, o assunto da reunião foi o recreio. Como preparação, todas as turmas fizeram um levantamento de sugestões de atividades e materiais para deixar os recreios divertidos e seguros para todos os participantes.


Do 2º ao 5º ano, as turmas elegeram seus representantes democraticamente. Para as turmas da Faixa Etária 5 e dos 1ºs anos, os Repórteres Ambientais Mirins fizeram esse papel, visitando as turmas para levantarem ideias para o recreio. Tudo foi registrado em um folha para ser levado à reunião.

Percebemos que algumas ideias se repetiram, como a de termos folhas para desenho, livros, jogos e brinquedos para os recreios. Outras sugestões foram excluídas pelos alunos da lista final que foi apresentada pelo Conselho para a avaliação da direção, pois foram consideradas inadequadas para a realidade da escola.

A proposta do Conselho de Alunos para os recreios foi:

  • A cada semana uma turma será responsável pela organização e monitoria dos recreios.
  • Serão preparadas caixas com materiais de educação física, materiais de desenho, livros e gibis, brinquedos e jogos para serem gerenciadas pelos monitores durante o tempo do recreio.
  • Toda quarta-feira, a turma responsável pela semana vai oferecer uma atividade diferenciada para os recreios, pode ser uma mini-oficina, uma atividade na quadra ou um jogo especial.
  • Toda sexta-feira, a turma responsável pela semana vai selecionar músicas para serem tocadas durante o recreio.
  • Os monitores serão responsáveis por acompanhar os alunos nas atividades propostas, se dividindo entre o espaço da quadra e a área coberta.
  • O professor responsável pelo recreio deve observar o movimento dos alunos pelo pátio e pelos corredores, fazendo interferências quando necessário.

Para tanto, os alunos se organizaram em grupos para a produção escrita dos pedidos aos professores e setores da escola que podem auxiliar oferecendo os materiais necessários para colocarem essa proposta em prática.






Além disso, o Conselho de Alunos relembrou as regras que existiam para o recreio e observaram o que deve ser atualizado e o que deve ser mantido.


Foi o início de um projeto que pretende melhorar as relações entre os alunos na escola. Faremos um teste a partir das sugestões do Conselho, antes de apresentarmos a proposta aos professores. A próxima reunião será na última segunda-feira de abril e vamos avaliar as mudanças iniciadas nos recreios e começar a pensar em como os alunos da escola estão cuidando da água, do lixo e da alimentação.

Profª Daniela

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