Páginas do Blog

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Conhecendo o Planeta Terra a partir do Espaço Sideral: as aprendizagens dos 3ºs anos

Durante o 1º semestre, o 3º A da Profª Daniele Arndt e o 3º B da Profª Daniela Menezes, desenvolveram um projeto que envolveu Astronomia e Educação Ambiental enquanto os alunos avançavam no processo de alfabetização.


Em um trabalho integrado entre as duas turmas, foram desenvolvidas várias atividades que possibilitaram um contato dos alunos com o pensamento científico e a história da astronomia, o Sistema Solar, Estrelas e Constelações, Foguetes e Astronautas. Paralelamente, a leitura e a escrita se fizeram presentes, exigindo um trabalho diferenciado com alunos que ainda não dominam a leitura e a escrita de forma fluente. O pensamento lógico e a construção do número também estiveram presentes, através de jogos e da rotina com o caderno quadriculado.



A cada semana, as turmas se encontravam para a apresentação dos conteúdos, onde foram utilizados diferentes materiais audiovisuais e demonstrações. Depois, as atividades eram comuns, oferecidas de acordo com a organização das turmas. Foram realizadas várias produções, valorizando a ludicidade para a aprendizagem dos conteúdos da astronomia. Eles fizeram leituras, produções textuais e artísticas, debatendo sobre as informações descobertas e reorganizando-as na forma de jogos que valorizaram a lógica.

Movimentos Planetários


O estudo dos Planetas do Sistema Solar levou os alunos a compararem quantidades que representavam o tamanho dos planetas, o tempo de rotação e translação, suas inclinações e temperaturas e a quantidade de seus satélites naturais. Com todas essas informações, os alunos construíram cartazes que mostravam a superioridade de cada planeta em relação aos outros. Como consequência, produziram um Super Trunfo do Sistema Solar, onde cada planeta foi representado em seus números.

    


Já o contato com a Astronáutica, conhecendo as missões espaciais, com os principais foguetes e astronautas, gerou um Jogo do Boole. Os alunos montaram as cartinhas de astronautas, foguetes e astros e escreveram as histórias que exigiam a organização de forma lógica das categorias escolhidas.

Paralelamente, o mundo da matemática foi explorado com a construção do quadrado mágico, montado em caixinhas móveis para a melhor visualização dos alunos, exercitando o cálculo mental.


Finalizando a caminhada pelo Espaço Sideral, com a participação dos alunos na Prova da OBA 2016, nos voltamos para o Planeta Terra. Utilizando-nos de um texto poético que apresenta questões pertinentes à Educação Ambiental, os alunos foram estimulados a construírem uma nova caminhada pensando no Planeta Terra e no impacto da presença dos seres humanos nos ambientes naturais. O Poema Ecológico virou livro, que foi ricamente ilustrado pelos alunos, expressando suas interpretações do texto lido. Em cada página foi proposta uma técnica diferente, utilizando colagem, desenho e pintura.

No fim do 1º trimestre, as turmas precisaram ser avaliadas e a astronomia se misturou com os conteúdos de matemática e linguagem, em avaliações temáticas de matemática e linguagem.


Todo material produzido foi reunido em uma Mostra Interativa de Astronomia, que contou com a colaboração dos 4ºs anos. Os alunos se organizaram para receberem as turmas da escola, assumindo uma posição de protagonismo ao compartilharem suas aprendizagens a partir de suas produções.

Mostra Interativa de AstronomiaMostra Interativa de Astronomia

Todos os alunos colaboraram de alguma maneira para o sucesso desse projeto. O trabalho coletivo das professoras foi muito importante, pois somaram suas experiências e talentos para oferecerem diversas oportunidades de aprendizagem para os alunos.

Estamos apenas na metade do ano. Terminamos essa etapa e nos preparamos para novas aprendizagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!