Páginas do Blog

domingo, 29 de abril de 2012

A Lua: nosso incrível satélite!


Há diversas teorias sobre o surgimento do satélite, entre elas a de que a Lua se formou a partir de uma colisão entre a Terra e um corpo do tamanho de Marte, há bilhões de anos. Entretanto, ainda não se conseguiu provar como ocorreu o processo de formação da Lua.
Apesar de não sabermos como o movimento de órbita da Lua foi determinado, é possível saber como ele influi nas nossas vidas.
"Como a Lua gira sempre com a mesma face, o movimento determina os meses do ano, e as lunações (ciclos lunares completos) determinam as semanas. Por isso, se diz que a Lua é essencial para o estabelecimento da vida na Terra. Outros planetas podem ter várias luas, mas a nossa é especial, determinando as marés e as pororocas, com uma importância vital para a flora e a fauna", afirma o professor do instituto de física da UnB José Leonardo Ferreira.

O satélite está cerca de 384 mil quilômetros distante da Terra, e conta com temperaturas entre -150 e 100 graus. Além do tamanho, a Lua também tem uma aceleração gravitacional cerca de seis vezes menor que a da Terra: 1,62 metros por segundo ao quadrado.
Durante muitos anos, a Nasa tentou encontrar a presença de água na Lua, mas foi em 2009 que a informação foi confirmada pela agência espacial. Na época, a sonda LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite, em inglês), que se chocou com o satélite terrestre em outubro daquele ano, enviou dados animadores ao descobrir a existência de água congelada em uma cratera na superfície. 


Para Professores: Observe a lua com seus alunos!
Na história da humanidade, o calendário lunar foi o primeiro a ser utilizado para orientar a medida do tempo. Entretanto, durante a Roma Antiga, o Imperador Júlio César o substituiu pelo calendário solar, que já era usado pelos egípcios, por considerá-lo mais preciso.

Fatores como o tamanho e a órbita lunares foram determinantes para a evolução do planeta Terra. Portanto, se algumas características da Lua fossem diferentes, como a densidade gravitacional, o nosso processo evolutivo também não seria o mesmo.

"Isso ocorre porque a densidade determina a força gravitacional da Lua que, por sua vez, influencia as marés, ligadas diretamente ao ciclo de vida terrestre. Esse fator tem uma importância enorme, principalmente em um país marítimo como o Brasil, e interfere diretamente no equilíbrio e manutenção da vida e também no surgimento de novas espécies", destaca o professor do instituto de física da UnB José Leonardo Ferreira.
Indiretamente, a Lua exerce uma importante função de proteção da Terra, ao atrair asteroides. Mas como e por que isso ocorre?

"A Lua também serve como uma espécie de protetora de asteroides para a Terra, uma primeira barreira para a queda de objetos. Isso se deve pelo fato de ser um corpo celeste que possui a sua própria gravidade, criando a possibilidade de atrair, por exemplo, cometas e asteroides", afirma o professor do instituto de física da UnB José Leonardo Ferreira.

7 comentários:

  1. Você sabia que a lua tem quatro fases a cheia, nova, minguante,crescente e o sol que da luz para a lua para nos termos uma lua a noite.
    cassiane e isabela.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Martina

    ResponderExcluir
  3. muito interessante mesmo Leticia

    ResponderExcluir
  4. Foi muito interessante dar uma olhadinha a aqui .

    Emilly e Samantha.

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!