Páginas do Blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto Um Livro por Aluno - ULA

Todas as semanas, nas sextas-feiras, os alunos do 4º ano B e C tem um encontro marcado com a leitura. Mas não é qualquer leitura, todos param 1 período para a realização do projeto piloto Um Livro por Aluno, onde todos os alunos estão lendo o mesmo livro. Em seguida, com a intervenção da professora, os alunos registram suas interpretações em um ficha de leitura.


Este projeto é fundamental para o 4º ano, pois possibilita o exercício da interpretação crítica, onde o aluno é convidado a pensar na mensagem do texto lido, relacionando o que lê com suas vivências e expectativas para  a vida. Depois do processo de alfabetização, onde o aluno aprende a decodificar as palavras, a interpretação passa a ser a ênfase do trabalho em sala de aula, junto com a produção textual autoral (abordagem do próximo trimestre), para tando precisamos oferecer múltiplas experiências de leitura, permitindo o exercício e a aprendizagem através da tentativa-erro-tentativa.





O livro escolhido para esta primeira experiência foi "O Pequeno Príncipe", pois trata de questões importantes para os dias atuais, como a amizade, em uma realidade onde crianças vagam pelo universo, passando por planetas com gente bizarra. Tudo a ver com turmas que se preparam para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. E os alunos participantes deste projeto, há pouco mais de um mês, estão se saindo muito bem; a maioria já ultrapassou a metade do livro, com registros coerentes e reflexões interessantes. Este projeto só foi possível com a doação de um tonner que permitiu a impressão dos livros, diretamente da internet, através do Programa de Democratização da Leitura. No futuro a escola pretende adquirir outros títulos, mantendo o formato ULA - Um Livro por Aluno.

Para Professores: Leia o Livro "O Pequeno Príncipe", de Saint-Exupèry

2 comentários:

  1. Das Dores v. costa-Que trabalho lindo, filha!Vc é a professora q eu ñ concegui ser.Parabéns e bjs.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito boa a ideia do pequeno principe.Nicolas e Jose

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!