Páginas do Blog

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Construção dos Projetos de Pesquisa das Turmas

Depois da participação das turmas no Projeto AES Sul - Educar para Transformar, foi momento de aproveitar os materiais e informações recebidos para dar início às pesquisas das turmas. Primeiro, as turmas exploraram o livro que receberam na saída de estudos, onde relembraram os 4 eixos: água, mobilidade, resíduos e energia, organizando as informações principais em colunas, uma para cada eixo, assim eles exercitaram a leitura-reflexão-registro, fundamental para a realização de uma pesquisa.




Em seguida, foi preciso distribuir os eixos entre as turmas, para que todos fossem explorados, resultando em importantes aprendizagens para a escola. As turmas expressaram que o sorteio seria o mais justo, pois as últimas turmas ficaram com menos opções de escolha.

 Representantes de cada turma se reuniram para a realização do sorteio.

O 3º ano A sorteou o eixo Resíduos.

O 3º ano B ficou com o eixo Mobilidade.

O 5º ano A recebeu o eixo Energia.

E o 5º ano B ficou com o eixo Água.

Com os eixos distribuídos, é momento de escrever o Projeto de Pesquisa. Para tanto, montamos grupos de trabalho, onde os alunos se distribuíram misturando meninos e meninas e destacando os colegas que são considerados bons alunos pela turma. Cada turma montou seus 6 grupos de trabalho e começaram a escrita dos projetos através de fichas onde todos refletiram sobre os objetivos do projeto e depois cada grupo ficou responsável pela escrita do restante do projeto, também com fichas para a escrita da justificativa, da metodologia e da avaliação, que devem fazer parte de um projeto de pesquisa científica.

Continuaremos divulgando os passos de cada projeto desenvolvido, acompanhando as ações realizadas no Projeto VIDAA.

Para saber mais sobre a metodologia de ensino-aprendizagem pela pesquisa com as Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!