Páginas do Blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

A Transformação do Ambiente


Tivemos mais um encontro do curso "Amigos da Água", oferecido pela COMUSA. Os alunos tiveram que dizer o que entendiam por Meio Ambiente. Só os elementos da natureza fazem parte do meio ambiente? Vejamos:



Os ambientes foram o resultado da dinâmica da natureza por bilhões de anos sem a presença do ser humano. Ali só existiam elementos naturais, como a água, o solo, o ar e seres vivos que vivem em equilibrio com a natureza, como animais e plantas.


 Mas a presença do ser humano começa a modificar esse ambiente. No lugar de animais e árvores, as pessoas começam a surgir. E com o ser humano, chegam construções, tomando o lugar dos elementos naturais, tentando domesticar toda a natureza.

Os alunos fizeram o mesmo movimento, em um painel cheio de árvores e animais, eles tiveram que ir inserindo imagens do ser humano. Para tanto, tiveram que tirar algumas árvores e animais. Em seguida, tiveram que inserir plantações, casas, ruas, veículos e outras construções... assim, mais ávores e mais animais firam sem espaço.




Então, aquele ambiente natural, passou a ser rural e depois urbano. Mas é o mesmo ambiente. A chegada do ser humano alterou significativamente as paisagens, criando um elemento cultural ao ambiente.


Esse foi o grande ensinamento desse encontro: Mesmo cheios de elementos humanos, construções e poluição, nossos ambientes são o que temos para viver. Por isso, devemos sempre cuidar do lugar onde estamos, seja no meio de uma trilha ou no centro de uma cidade, todos são parte da natureza, assim como nós!

Blocos feitos com o Papel Reciclado pelo Grupo

Cada participante personalizou a sua capa e ganhou uma pastinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!