Páginas do Blog

sábado, 8 de abril de 2017

O Coletivo na Educação Ambiental Escolar: Horta MQ

A Educação Ambiental exige o envolvimento de todos. Algo que parece simples, como o início de uma horta escolar, depende de um esforço coletivo em várias frentes para poder acontecer.



Cada espaço tem a sua caminhada e a articulação de esforços vai expressar o momento de uma comunidade. Na EMEF Maria Quitéria, temos a limitação do espaço físico para o plantio de hortaliças e flores dentro dos muros da escola. 

Diante das limitações, precisamos de muita parceria e criatividade. O local da horta precisava ser de fácil acesso para os alunos em seus cotidianos, Os alunos precisam, pouco a pouco, aprenderem a conviver com as plantas, respeitando-as e contribuindo para que elas possam crescer de forma adequada.



Para a organização dos canteiros, usamos canos de concreto pela metade e pneus. Esse material foi doado para a escola, contando com o apoio para transporte. Usamos materiais de jardinagem adquiridos em 2013, com o FUNDEMA, e tivemos o apoio de famílias e do Parcão com as mudas para iniciarmos a nossa horta.

Com os materiais separados, escolhemos um sábado letivo, onde a escola organizou uma Rua do Lazer, abrindo seus espaços e fechando uma rua lateral para que as famílias pudessem se reunir, tomar chimarrão e conversar, enquanto as crianças brincam com segurança. Enquanto as atividades aconteciam, as famílias presentes foram convidadas a participarem da construção da horta, desde a sua estrutura até a sua finalização.


Com os canteiros posicionados pelos adultos e alguns alunos maiores, era momento de enchê-los. Um pouco de brita no fundo, para ajudar no escoamento da água e cobertura de terra. Tudo foi coletivo, cada um ajudou com o conhecimento que trazia. Desde a posição dos canteiros, a escolha das mudas para cada espaço, o movimento do transporte de mudas, a irrigação com água da chuva, até com ideias que surgiam para as próximas ações... 





Esses foram os primeiros passos do ano, em direção à Horta Escolar. Próximas ações virão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!