Páginas do Blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Carnaval em Pernambuco: Maracatu

Fonte: Wikipédia

O carnaval é uma das festas mais populares do Brasil. Em cada parte do nosso país esta importante manifestação da cultura popular brasileira é comemorada de maneiras diferentes.


Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena,africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII.


Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação, nasceram da tradição do Rei do Congo, . A notícia mais remota até há pouco conhecida sobre a instituição do Rei do Congo, em Pernambuco, data de 1711, em Olinda, e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatromúsica e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei Congo.


Do Maracatu Nação participam entre 30 e 50 figuras. Entre elas estão o Porta-estandarte, trajado à Luís XV (como nos clubes de frevo), que conduz o estandarte. Atrás, vêm as Damas do Paço, no máximo duas, e que carregam as Calungas, que são bonecas de origem religiosa, que simbolizam uma rainha morta.


Com o tempo, as músicas tradicionais foram sendo incrementadas com novos instrumentos e algumas misturas. O vídeo abaixo apresenta uma nova versão do maracatu, onde uma música tradicional ganhou o ritmo mais animado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!