Páginas do Blog

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Centro da Educação Ambiental em Novo Hamburgo

A escola o local onde se encontra um ambiente com vários elementos pensados para a aprendizagem dos alunos. Mas não aprendemos apenas na escola, além de podermos relacionar o que é oferecido na sala de aula com outros espaços pelos quais passamos no nosso dia a dia, ainda existem locais especializados para nos ajudar a desenvolver alguns conhecimentos em especial, que são muito importantes para a nossa formação.

Aqui em Novo Hamburgo, temos vários desses lugares. Mas quando pensamos em Educação Ambiental o Centro de Educação Ambiental - CEA em Lomba Grande é um ponto de referência, pois coloca os alunos em contato direto com os conceitos mais importantes desta temática e, principalmente, os coloca em contato com a natureza.

Por isso tudo, a visita realizada pelo 4ºB a este espaço foi tão importante para o projeto que estamos desenvolvendo.

 Depois de viajar até Lomba Grande em um ônibus super confortável, sentamos em uma sala para conversar sobre o que iriamos fazer ali.

Encontramos o espaço todo florido e cheio de plantas. 

Tinha até uma tartaruga! 

Na estuga, tudo era transformado em vaso.


A cada momento, o professor ia explicando para a turma o que nós estávamos vendo.

Em um telhado encontramos um sistema de aquecimento de água através da luz solar. Esse equipamento ajudaria todas as casas a economizarem energia elétrica, pois o chuveiro é o aparelho que mais gasta energia em uma casa atualmente.

 Muitas plantas podem ter uma função importante para a saúde do ser humano. A bananeira, além de oferecer um fruto saboroso, ainda pode ser a matéria prima para um xarope, além disso, suas folhas são muito resistentes.

Na natureza, os seres vivos estão integrados. Muitos microorganismos como os Liquens (um tipo de fungo) se hospedam em uma árvore para nos ajudar a interpretar como está o ar que respiramos.

As árvores no CEA estão identificadas com paquinhas onde temos o nome popular e o nome científico em Latim.

Existem diferentes tipos de árvores e cada uma tem suas características, esta é espinhenta, mas ajuda muito a proteger os rios.

Fizemos uma trilha durante o passeio e, pelo caminho, fomos ouvindo os sons da natureza, observando suas cores e formas.

No meio do caminho encontramos vários formigueiros gigantes.

 E árvores enormes, esta parecia uma casa.

Já quase no final da trilha, paramos na sala de aula ao ar livre.

E nos aproximamos ainda mais da natureza subindo em uma árvore.


Foi um passeio divertido, onde aprendemos muitas coisas diferentes sobre a natureza e o que podemos fazer para cuidar dela.

(texto escrito pela professora com a ajuda da aluna Giovana do 4º B)

Um comentário:

  1. esse passeio poi muito divertido teve mais coisas do que ano passado espero ir de novo ano que vem
    Giovana 4°b

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!