Páginas do Blog

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Curiosidade para Aprender Mais: a pesquisa como metodologia de ensino


A curiosidade faz parte da rotina das crianças de todas as séries. Todos os dias elas elaboram perguntas a partir do que observam nos ambientes em que vivem. A partir dessas perguntas, as crianças começam a construir suas respostas, organizando as informações que possuem para explicar os fenômenos naturais e sociais que vivenciam.
Atualmente, existem livros, jornais, sites e muitos outros materiais onde as crianças podem ter acesso ao conhecimento produzido pela humanidade. A partir das perguntas elaboradas, os pequenos podem buscar as informações que precisam para obterem as respostas que desejam, seja com a ajuda de algum adulto ou não. Para tanto, é preciso que elas aprendam a usar as ferramentas que estão disponíveis.
Em primeiro lugar, é fundamental que a curiosidade seja estimulada, permitindo que surjam perguntas próprias, motivadas pela observação, pela sensibilidade e pela história de vida de cada criança. Quando os adultos – pais e professores – oferecem as respostas prontas, a informação é recebida, mas a mesma perde parte do seu potencial de desenvolvimento cognitivo, ou seja de aprendizagem significativa.
Quando um professor usa a curiosidade natural da criança para que a mesma aprenda mais, ele está promovendo a pesquisa. Pesquisar é o resultado de elaborar perguntas e construir respostas próprias. Os alunos precisam observar alguma situação proposta pelo professor, utilizando-se de suas próprias vivências. Em seguida, após levantar o que já sabem sobre o assunto, é momento de buscar informações que os ajudarão a questionar suas próprias hipóteses, para isso eles podem procurar em sites, através da inserção de palavras-chave nos mecanismos de busca da internet; em jornais, através da análise das manchetes e leitura das imagens; em livros didáticos, buscando no sumário o assunto a ser pesquisado; em livros literários, analisando o título da obra; e sempre podem perguntar para alguém mais experiente, como pais, tios, avós, primos ou irmãos mais velhos, em uma conversa familiar.
A pesquisa deve, inicialmente, aumentar as dúvidas do aluno, refinando sua pergunta inicial. Depois do contato com os diversos materiais, os alunos precisam confrontar as informações entre si e com suas aprendizagens anteriores. O registro do processo de pesquisa é muito importante para essa etapa, onde se começa a organizar as conclusões sobre tudo que foi pesquisado.

Portanto, pesquisa é um ato presente na vida das pessoas e deve ser uma prática realizada dentro e fora da escola, que começa sempre com uma dúvida, uma pergunta, uma ideia, fruto da curiosidade.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Construindo uma Escola Sustentável a partir das salas de aula

Nesta semana as turmas deverão pensar no que podem fazer para deixar nossa escola mais sustentável.


A partir da análise dos gráficos da semana passada, cada turma vai identificar os indicadores de sustentabilidade que deverão ser trabalhados, visando a construção coletiva de soluções para questões socioambientais identificadas na escola e no bairro.

Como preparação para o 2º semestre letivo de 2014, as turmas deverão elaborar um projeto de pesquisa que será apresentado para a direção da escola, que vai avaliar se os projetos devem ser realizados na escola.

Primeiro os alunos deverão sugerir assuntos e debater as possibilidades de ação da turma. Depois, eles irão definir um objetivo que apresente o que a comunidade escola vai ganhar com o projeto. Em seguida, será elaborada uma justificativa, apresentando as razões para a escolha do projeto e a importância do mesmo para a construção de um mundo mais sustentável. Para finalizar, cada turma deverá pensar em uma metodologia, organizando as etapas do projeto, previsão de atividades, saídas de estudo e materiais necessários para o desenvolvimento adequado do projeto.

Através da metodologia de ensino pela pesquisa, os alunos poderão construir uma aprendizagem que superem o saber escolar, integrando diversas áreas do conhecimento e desenvolvendo a autonomia para uma busca constante do conhecimento. Em formação permanente, a observação crítica e a busca constante de soluções criativas se tornam os ingredientes básicos para a construção de uma escola e de um bairro mais sustentáveis.

Profª Daniela

sábado, 12 de julho de 2014

Observando a Sustentabilidade: 3ºs, 4ºs e 5ºs anos

Os maiores da escola participaram de uma pesquisa a partir de todos os indicadores de sustentabilidade.
Assim, foi analisado como essas turmas se comportam diante das questões socioambientais, dentro e fora da escola.

Analisamos a postura de respeito à natureza, em todas as formas de vida; a separação do lixo para a reciclagem; a busca por uma alimentação saudável; economia e preservação da água potável; cuidado com a área verde; valorização dos Repórteres Ambientais Mirins; preferência por produtos ecológicos; planejamento de compras; busca constante de informações sobre o meio ambiente; e atitudes que expressem uma responsabilidade socioambiental. Esse conjunto de posturas foram os indicadores de sustentabilidade de um grupo. Precisamos refletir sobre as ações individuais de cada aluno, mas as informações coletadas só fazem sentido quando analisamos as respostas coletivamente, por isso cada turma tem o seu gráfico.









terça-feira, 8 de julho de 2014

Observando a sustentabilidade: 1ºs e 2ºs anos

Os alunos dos 1ºs e 2ºs anos saíram na frente. Eles estudaram sobre os indicadores de sustentabilidade e participaram de uma pesquisa sobre como está a relação deles com a sustentabilidade.



É verdade que os pequenos as vezes confundem o que realmente fazem com o que deveriam fazer, mas esta atividade permitiu que os alunos refletissem como as atitudes sustentáveis, que são aquelas que permitem o equilíbrio entre a vida, a cultura e os ambientes.

Na primeira questão, os alunos tiveram que pensar sobre suas posturas em relação à natureza. Todos devemos nos guiar a partir do respeito pela vida e por tudo que a natureza nos oferece para que a vida seja possível.

Na segunda questão, os alunos contaram se existe separação do lixo em suas casa e se eles seguem as regras de separação da escola, pensando em preparar os resíduos para a reutilização e reciclagem.



Na terceira questão, os alunos relembraram que uma alimentação saudável também faz parte da sustentabilidade. A busca por uma alimentação saudável, que evite açúcar, sal, gordura e produtos industrializados, deve fazer parte do nosso dia a dia.



Na quarta questão, os alunos refletiram sobre o uso da água, seja na escola ou em suas casa, cada um tem a responsabilidade de economizar esse líquido preciso.


Na quinta questão, as plantas estavam em evidência. Quanto mais os pátios estiverem cheios de flores, e folhagens, mais beleza teremos no nosso caminho.

Parabéns aos alunos dos 1ºs e 2ºs anos, que montaram gráficos bem positivos, mostrando que a sustentabilidade é possível.

Profª Daniela

Construindo Gráficos dos Indicadores de Sustentabilidade

Nesta semana os alunos irão participar de uma pesquisa que deve apontar como a comunidade escolar da EMEF Maria Quitéria está cuidando dos ambientes.


Depois do estudo dos Indicadores de Sustentabilidade, os 1ºs e 2ºs anos responderam à 5 perguntas para mostrar como eles estão cuidando do meio ambiente. Já os 3ºs, 4ºs e 5º terão 10 perguntas para responder. Em todos os casos, os alunos deverão pensar como suas famílias se organizam nas questões apontadas, assim como os alunos se comportam na escola.

Assim, estamos iniciando uma sequência didática que envolve a pesquisa, na busca de uma aprendizagem cheia de significado para os alunos. As turmas devem iniciar a observação da realidade socioambiental, a partir dos indicadores de sustentabilidade, para o desenvolvimentos de ideias que podem ajudar a EMEF Maria Quitéria a ser uma escola mais sustentável.

Nessa etapa, cada turma vai responder à pesquisa e montar gráficos. Assim, os alunos vão conseguir relacionar informações para pensarem de maneira crítica nos problemas enfrentados pela escola e nas soluções criativas para os mesmos.

Profª Daniela