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segunda-feira, 28 de julho de 2014

Curiosidade para Aprender Mais: a pesquisa como metodologia de ensino


A curiosidade faz parte da rotina das crianças de todas as séries. Todos os dias elas elaboram perguntas a partir do que observam nos ambientes em que vivem. A partir dessas perguntas, as crianças começam a construir suas respostas, organizando as informações que possuem para explicar os fenômenos naturais e sociais que vivenciam.
Atualmente, existem livros, jornais, sites e muitos outros materiais onde as crianças podem ter acesso ao conhecimento produzido pela humanidade. A partir das perguntas elaboradas, os pequenos podem buscar as informações que precisam para obterem as respostas que desejam, seja com a ajuda de algum adulto ou não. Para tanto, é preciso que elas aprendam a usar as ferramentas que estão disponíveis.
Em primeiro lugar, é fundamental que a curiosidade seja estimulada, permitindo que surjam perguntas próprias, motivadas pela observação, pela sensibilidade e pela história de vida de cada criança. Quando os adultos – pais e professores – oferecem as respostas prontas, a informação é recebida, mas a mesma perde parte do seu potencial de desenvolvimento cognitivo, ou seja de aprendizagem significativa.
Quando um professor usa a curiosidade natural da criança para que a mesma aprenda mais, ele está promovendo a pesquisa. Pesquisar é o resultado de elaborar perguntas e construir respostas próprias. Os alunos precisam observar alguma situação proposta pelo professor, utilizando-se de suas próprias vivências. Em seguida, após levantar o que já sabem sobre o assunto, é momento de buscar informações que os ajudarão a questionar suas próprias hipóteses, para isso eles podem procurar em sites, através da inserção de palavras-chave nos mecanismos de busca da internet; em jornais, através da análise das manchetes e leitura das imagens; em livros didáticos, buscando no sumário o assunto a ser pesquisado; em livros literários, analisando o título da obra; e sempre podem perguntar para alguém mais experiente, como pais, tios, avós, primos ou irmãos mais velhos, em uma conversa familiar.
A pesquisa deve, inicialmente, aumentar as dúvidas do aluno, refinando sua pergunta inicial. Depois do contato com os diversos materiais, os alunos precisam confrontar as informações entre si e com suas aprendizagens anteriores. O registro do processo de pesquisa é muito importante para essa etapa, onde se começa a organizar as conclusões sobre tudo que foi pesquisado.

Portanto, pesquisa é um ato presente na vida das pessoas e deve ser uma prática realizada dentro e fora da escola, que começa sempre com uma dúvida, uma pergunta, uma ideia, fruto da curiosidade.

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