Páginas do Blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Aprendendo a separar o lixo com jogos: compartilhando aprendizagens.

Depois de estudarmos muito sobre os resíduos produzidos, sobre a importância da reciclagem e sobre como cada um de nós pode ajudar o meio ambiente, chegou a hora de compartilharmos com os colegas da escola tudo que aprendemos.

Na separação do lixo, nem tudo se resume a separar o que é SECO do que é ORGÂNICO. Existem diferentes materiais secos que não devem ser misturados e nem tudo que é orgânico pode ser reciclado.


Nas salas da escola temos lixeiras para o lixo SECO e para o lixo ORGÂNICO, mas existem vários tipos de resíduos que não devem ser colocados em nenhuma delas. Alguns contaminam o solo ou a água e por isso devem ter um descarte especial, como o óleo usado, baterias e pilhas, aparelhos eletrônicos, latas de tinta e lâmpadas. Outros não podem ser reciclados e não devem ser misturados com aqueles que podem ser reciclados, como papéis higiênicos usados, comida cozida e salgada.

Os jogos serviram para mostrar as diferenças entre os materiais e a importância da ação de cada um para a reciclagem virar uma realidade.

Depois de visitarmos a Central de Resíduos da Roselândia, entendemos que todos somos responsáveis pela reciclagem. Além de diminuir a poluição na natureza, fazer dos nossos resíduos a matéria prima de novos produtos economiza energia e promove uma vida mais sustentável.


Na nossa escola recebemos lixeiras coloridas para nos ajudar a separar corretamente os diferentes resíduos que produzimos todos os dias. Mas será que todos sabem o que pode e o que não pode ser reciclado?

Se o objetivo da separação do lixo é a reciclagem, então não podemos descartar o nosso lixo de qualquer jeito, ou o material não poderá ser usado pelas usinas de reciclagem.

Primeiro vamos relembrar o significado das cores das lixeiras:


MARROM = Orgânico
AZUL = Papel
VERMELHO = Plástico
VERDE = Vidro
AMARELO = Metal

Preparamos 2 jogos que ajudam a entender melhor como devemos separar o nosso lixo, depois de jogarmos um pouco na sala 5 decidimos levar os jogos para todas as turmas da escola.

Jogo 1: Acertar a Lixeira






Cada aluno da turma visitada recebeu cartões com nomes de resíduos, depois de pensar um pouco sobre a matéria-prima deste resíduo eles tinham que grudar na cor correspondente à lixeira correta.

Além de relacionar os resíduos com as lixeiras corretas, os alunos também exercitaram a leitura e descobriram aqueles resíduos que não podem ser reciclados ou devem ter um descarte especial.



2- Pega-pega do lixo:



Os alunos ganharam crachás coloridos com o nome de cada resíduo. 5 alunos seriam os catadores, representados pelas cores corretas das lixeiras. Cada catador só poderia pegar o colega com um crachá da mesma cor que o seu.



Os alunos do 4º B e do 4º C mostraram o que aprenderam e se divertiram com os colegas dos 1ºs, 2ºs, 3ºs anos e do 4º ano A. Eles visitaram suas antigas salas, suas professoras de anos anteriores e familiares que também estudam na escola. Foi um momento de integração e aprendizagem, pois eles quando ensinamos aprendemos, e por aprendermos estamos ensinando.

Veja todas as fotos da visitas em http://mariaquiterianainternet.blogspot.com.br/2012/08/jogos-para-reciclagem.html

Faça esta atividade também!

Um comentário:

  1. Olá Daniela! Tudo bem? Obrigada, por prestigiar o nosso blog. Hoje conversei com a Gerente de Educação Ambiental Professor Solange Manica e ela sugeriu o seu nome, para a realização de uma oficina com a minha turma e de outro colega, referente a marcadores de caderno. Existe esta disponibilidade? Vou contatar com sua escola. Parabéns, pelo belo trabalho que desenvolves. Fraterno abraço extensivo aos seus alunos e alunas, Ester.

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!