Páginas do Blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Consumo consciente ao Escovar os Dentes

Toda 4ª feira os alunos da escola fazer uma aplicação de flúor para a proteção de seus dentes. Para preparar os dentes, antes os alunos escovam os dentes.

Como estamos estudando as unidades de medida e sempre relacionamos tudo com a sustentabilidade, decidimos analisar a quantidade de água que usamos na escovação dos dentes.

Foi um desafio! Os alunos tinham que medir 200 ml de água e só poderiam usar esta água na escovação.








No final, os alunos perceberam que não era necessário mais do que esta quantidade de água para fazer uma boa escovação. Poderiam, também, levar este hábito para casa, pois ao usar um copo eles controlariam o gasto de água, evitando o desperdício na hora de enxaguar a boca.

Com 20 alunos, usando 200 ml cada um, a turma gastou 4 litros de água para todos escovarem os dentes. Se esses alunos tivessem escovado com a torneira aberta, cada um teria gasto aproximadamente 5 litros de água. Mesmo fechando a torneira durante a escovação e abrindo só para o enxague, uma pessoa gasta aproximadamente 1 litro de água. Portanto, a turma gastaria 20 litros ao invés dos 4 gastos. Foi uma economia de 16 litros!!! Imagine se esses alunos escovarem os dentes sempre assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!