Páginas do Blog

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pontos de Vista - Aprendendo a usar os sinais de pontuação

Os alunos da sala 5 começaram o 2º semestre com todo o gás!

Logo na primeira semana fizeram vídeos sobre a pontuação. Ao invés de apenas ler e interpretar o texto "Pontos de Vista", onde os sinais de pontuação são os personagens da história, os alunos encenaram esta história, assumindo o lugar de cada sinal.

Primeiro fizemos uma leitura do texto e os alunos entenderam que a pontuação serve para organizar as palavras em frases e parágrafos, oferecendo sentido ao texto, auxiliando sua leitura e facilitando uma interpretação adequada do que lemos.

Depois de identificados os sinais de pontuação que apareciam no texto, alguns alunos foram voluntários para representa-los.

Fizemos exercícios de face e de voz, preparando nosso aparelho fonético para a apresentação. Usamos, também, o trava-língua "O rato roeu a roupa do rei de Roma", para exercitar o tom de voz e a entonação da voz dos alunos.

Devidamente preparados, ensaiamos a apresentação e filmamos para que os alunos pudessem ver o que produziram e analisar no que podem melhorar.

No final, cada aluno recebeu um resumo dos sinais de pontuação para ser colocado na contra-capa do caderno. Assim eles vão lembrar sempre deste momento importante onde os alunos puderam exercitar a oralidade e aprenderem mais sobre como usar a pontuação!

Confira os vídeos desta atividade:





Faça esta atividade com seus aluno também!
Texto: Pontos de Vista
Resumo Pontuação

2 comentários:

  1. achei muito bonita as nossas apresentaçoes. josé 4c

    ResponderExcluir
  2. Ficaram bonitas mesmo! Pena que a voz dos alunos ficou baixa na gravação, pois não estavam tão perto da câmera quanto deveriam...

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!