Páginas do Blog

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Constelação da Maria Quitéria

As constelações são desenhos formados no céu noturno através da ligação imaginária entre estrelas. Porém estrelas de uma mesma constelação nem sempre estão realmente próximas, na maioria das vezes elas se localizam em diferentes galáxias e são de diferentes tamanhos e intensidades de luz. Existem 88 constelações delimitadas pela União Astronômica Internacional, cada um delas possui uma estrela cujo brilho se sobressai que é chamada de Alpha. O fato é que o que vemos no céu terrestre é uma pequena parte da luz destes incríveis astros que, para encher nosso céu de pontos luminosos, ultrapassam os diversos obstáculos do universo.


Para levar os alunos da EMEF Maria Quitéria a um passeio pelo mundo das constelações, precisamos aceitar o convite de Olavo Bilac para "ouvir estrelas". Assim, começamos a observar constelações idealizadas pelos antigos, que se utilizavam delas como ponto de referência para a localização e passagem do tempo. Percorremos algumas constelações até encontramos as famosas "Três Marias". Os alunos ficaram assombrados em perceber Constelação de Órion com seus significados mitológicos.

Para registrar este momento, os pequenos enfeitaram estrelas individuais com cola colorida e missangas. Cada um deu seu toque especial à sua estrela.




Os alunos do 2º e 3º ano foram desafiados a identificar as constelações de Órion e Cão Maior em um mapa celeste retirado do software Stellarium. Já os maiores do 4º e 5º anos tiveram uma atividade preparatória para a Olimpíada Brasileira de Astronomia com a tarefa de percorrerem o céu do Oeste no outono e identificarem várias estrelas ao redor de Órion, como Aldebaram (Taurus) e Sírius (Cão Maior).



Para finalizar as aulas, cada turma se emprenhou em preparar uma parte de um painel cheio de estrelas que representará as Constelações da EMEF Maria Quitéria. Usando botões com brilho, os alunos distribuíram suas estrelas no "espaço", formando imagens da ligação destas e até inventando histórias sobre estas constelações relacionadas à história da nossa escola.

Cada aluno é uma estrela no céu da EMEF Maria Quitéria, pois são todos iluminados e importantes para a nossa escola. Que o brilho de cada um deles possa se espalhar pelo bairro, em uma constelação que se une por laços de aprendizagem e vida.

Beijos astronômicos para todos!

Profª Daniela

2 comentários:

  1. Parabéns eplo seu lindo e iluminado trabalho! Abraços Adriana Backes

    ResponderExcluir
  2. O projeto vida ensina muitas coisas principalmente para preserva o meio ambiente. Jonatas - 4ºC

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!