Páginas do Blog

domingo, 13 de abril de 2014

Planetas ao redor da Terra: os mistérios do Sistema Solar


Nesta semana vamos explorar os mistérios do Sistema Solar. Para tanto, teremos vários materiais de pesquisa para que os alunos possam exercitar a leitura e a reflexão, trocando ideias entre si. Para ajuda-los, deixo aqui um pouco da pesquisa que fiz e que irei apresentar para as turmas realizarem suas tarefas.

O Sistema Solar

O universo é extenso e ainda indecifrável. Porém a Astronomia já desvendou o nosso Sistema Solar, que faz parte da Via Láctea. Mas ainda restam alguns mistérios entre os 8 planetas que orbitam ao redor do Sol. Cada um deles gira da sua maneira, a seu tempo e reúne algumas características próprias.

O Sol é uma estrela que emite luz para este conjunto de planetas e está no centro do Sistema Solar. Existem 4 planetas rochosos que estão mais próximos do sol e são os menores. Depois de um cinturão de asteroides, estão os 4 planetas gasosos, que estão mais distantes do sol e são os maiores.


Mercúrio é o menor e mais próximo do sol, tem um lado muito quente e outro muito frio. É o planeta mais rápido do sistema solar. É muito parecido com a nossa lua.
Vênus vem em seguida, é quase do tamanho da Terra. É o mais quente dos planetas, pois mantém o calor do sol em sua superfície. Ele gira ao contrário e possuiu muito vapor de água em sua superfície cheia de vulcões.
Terra é o 3º mais próximo do sol. É o maior dos rochosos e tem sua temperatura equilibrada que permite a existência de água no estado líquido. Possuiu um satélite natural, a lua e é o único com vida.
Marte é o último dos rochosos. Possui uma superfície cheia de montanhas com óxido de ferro, o que lhe deixa com a cor vermelha. Tem a temperatura estabilizada e estações do ano, mas sua atmosfera é fina e cheia de Gás Carbônico. Possui 2 satélites naturais, Deimos e Phobos.
Para separar os planetas rochosos dos gasosos, existem um cinturão de asteroides.
Júpiter é o 1º planeta gasoso. É o maior de todos os planetas e possui muito hidrogênio em sua composição e um núcleo de ferro. Possui anéis63 satélites naturais, os mais importantes são Io, Europa, Ganymede e Callisto, descobertas por Galilei.
Saturno é um planeta com milhares de rochas e gelo que giram rapidamente ao seu redor, formando seus anéis. É formando por Hidrogênio e Hélio basicamente e possui 60 luas.
Urano é um planeta que gira ao contrário e de lado. Possui finos anéis de poeira cósmica e 27 satélites. Sua cor é azul-esverdeada em função dos gases se sua composição.
Netuno é o último planeta e recebe pouca luz do sol. Possui 13 satélites naturais e e centenas de anéis. O gás metano está muito presente em sua composição, por isso tem uma cor azul forte.

Conhecer os planetas que estão próximos ao nosso é importante para percebemos as características que temos aqui no Planeta Terra em relação aos outros. Esse exercício de comparar os planetas é uma forma de destacarmos o que temos de tão especial aqui, que permite sermos o único planeta com vida no Sistema Solar.

Boa pesquisa para todos!

Profª Daniela

Para saber mais, entre nos sites abaixo:

Sua Pesquisa

Só Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!