Páginas do Blog

sábado, 5 de abril de 2014

De Ptolomeu à Einstein

Nesta 5ª semana de Projeto VIDAA, os alunos da EMEF Maria Quitéria começaram os estudos no campo da Astronomia. Através de uma linha do tempo, conhecendo o trabalho dos principais cientistas que mudaram o conhecimento da humanidade sobre o espaço, cada turma começou a pensar nas contribuições da astronomia para a nossa vida.

Os gregos antigos começaram a desenvolver várias ideias sobre o nosso sistema solar. Porém duas ideias prevaleceram: Será o Planeta Terra o centro de tudo, ou será o Sol?

Ptolomeu começou a responder à questão de maneira científica, concluindo que o Geocentrismo (Terra no centro) era a verdade do universo. Quase 1500 anos depois, Copérnico viria apresentar uma nova organização, apresentando o Heliocentrismo (Sol no centro). Porém, não haviam instrumentos para comprovar as teorias. Então, Galilei desenvolveu uma Luneta capaz de ampliar nosso poder de visão de vários corpos celestes, como a lua e alguns planetas. Paralelamente, Kepler realizou vários cálculos que contribuíram para a compreensão do Movimento Planetário, confirmando a posição do sol como o centro do sistema planetário. Mas só quando Newton descobriu a Lei da Gravidade é que esta teoria foi totalmente confirmada. Neste ponto, o conhecimento sobre o nosso Sistema Solar já era muito amplo e o trabalho de Hubble, aperfeiçoando o Telescópio, mostrou um universo muito maior do que poderia ser imaginado. Para terminar esta linha do tempo sobre alguns cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da Astronomia, chegamos a Einstein, pois a Teoria da Relatividade deu o pontapé inicial para as explicações sobre a Estrutura do Universo. Os alunos receberam estas informações embaralhadas e tiveram a tarefa de organiza-las. Tarefa 2º e 3º ano ou Tarefa 4º e 5º ano.

Esta emocionante excursão, é uma pequena parte simplificada de todo o conhecimento produzido pela Astronomia. E tudo partiu das observações do céu e da curiosidade humana diante do desconhecido.


 Os menores se inspiraram em Galileu Galilei para desenharem a forma como percebiam o espaço a partir da pergunta: o que será que Galilei viu na luneta?

Nesta semana tivemos a contribuição da Profª Bianca, que emprestou um livro cheio de curiosidades e imagens sobre o espaço.

Mesmo sem um céu estrelado para observar, os alunos puderam manusear o Galileiscópio, uma réplica da luneta de Galileu que a escola ganhou em 2011, quando participou pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Este foi apenas o primeiro encontro dos alunos com a Astronomia neste ano letivo. Muitas novas descobertas ainda estão por vir.

Profª Daniela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!