Páginas do Blog

sábado, 19 de abril de 2014

Páscoa e Sustentabilidade

E o Planeta Terra continua girando, ao redor do sol e ao redor de si mesmo, reforçando o ciclo da vida. O sol nasce e se põe todo os dias, emitindo a luz que precisamos para perceber o valor da vida ao longo do ano. Todos esses momentos de significado e beleza são expressos no ciclo da natureza. Morte e vida se complementam no ritmo dos movimentos do nosso planeta. Em uma floresta, é a morte que mantém a vida, seja na cadeia alimentar ou na preparação dos nutrientes do solo através da decomposição.

Na Páscoa, Jesus teve que morrer para o Cristo surgir definitivamente. É um simbolismo poderoso que permite uma profunda reflexão, independente de religião. O que carregamos conosco todos os dias que nos impede de ter dias mas felizes e plenos? Que dores, angústias, medos e falhas insistimos em levar enquanto buscamos dias melhores? Precisamos deixar que a morte do que há de pior em nós permita abrir espaço para o que há de melhor em nós. Por isso, Páscoa é ressurreição. É fazer morrer, finalizar um ciclo de sofrimento e construir um reinício de esperança, é nos permitir iniciar uma nova forma de viver a partir deste momento.



Não há nada mais significativo para a Educação Ambiental, que se ocupa em cuidar da vida no planeta. Então, nesta e em todas as Páscoas, vamos saudar o coelho que anuncia a vida, escondendo ovos de chocolate para alegrar o nosso dia. Que a doçura deste gesto se espalhe pela nossa rotina, nos enchendo de força e coragem para mudar as atitudes que atrapalham o cuidado que devemos ter com nós mesmos, com os que estão ao nosso redor e com todas as manifestações de vida presentes na natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome na sua mensagem!